Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 14/05/2020 - Notícias

Adufg doa equipamentos de proteção para profissionais que atuam no diagnóstico da Covid-19

Máscaras, aventais, capotes e luvas estão entre os materiais entregues para os professores. Investimento é de R$ 20 mil

Adufg doa equipamentos de proteção para profissionais que atuam no diagnóstico da Covid-19

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) entregou nesta quinta-feira (14/05), Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos professores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus (Covid-19) na Faculdade de Farmácia e no Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), ambas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foram investidos R$ 20 mil na aquisição de máscaras de proteção, aventais, macacões, álcool, luvas e capotes, entre outros materiais.

Na entrega, o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, ressaltou o papel da instituição no apoio aos docentes que atuam tanto nos diagnósticos do novo vírus quanto em pesquisas. “Os equipamentos são para a comunidade acadêmica, que, mesmo sob constantes ataques do Governo Federal, luta diariamente contra a doença. É nosso dever cuidar da segurança dos docentes que estão envolvidos no combate à pandemia em Goiânia, Catalão e Jataí”, disse.

Há dois meses, professores das duas unidades acadêmicas que receberam os materiais atuam nas análises clínicas e de diagnóstico da Covid-19.  Valéria Cristina de Rezende, que é docente da Faculdade de Farmácia, e faz parte dessa equipe, comemorou a doação dos materiais, já que os EPIs são imprescindíveis para a segurança dos pesquisadores. “Com esses equipamentos que recebemos do Adufg podemos trabalhar até a chegada de recursos do Governo Federal”, explicou Valéria.  

O IPTSP também é uma unidade que, desde o surgimento da pandemia, tem atuado na linha de frente do combate ao coronavirus. A docente da unidade e pesquisadora, Fabíola Fiaccadori, também avalia que os kits de proteção doados pelo sindicato são fundamentais. Associado a outras unidades, como a Escola de Veterinária, Zootecnia, Enfermagem e outras, o IPTSP desenvolve estudos em diversas áreas para o combate da pandemia. “Contar com a parceria do sindicato fortalece nossa atuação. É a prova de que o Adufg confia no nosso trabalho e certifica o nosso papel no meio dessa crise”, concluiu.

Apoio aos docentes
O Adufg contribuiu financeiramente com todas as unidades acadêmicas que atuam no combate ao novo vírus. O sindicato entrou em contato com as instituições que integram a UFG, a Universidade Federal de Jataí (UFJ) e a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) para identificar as necessidades. “Os docentes atuam nas mais diversas áreas para minimizar os impactos da Covid-19. Neste sentido, procuramos, enquanto sindicato que representa a categoria, oferecer todo o suporte possível”, afirma o presidente Flávio Alves da Silva.