Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 18/05/2020 - Notícias

Observatório do Estado Social Brasileiro entrevista Luis Carlos Bresser-Pereira

Professor da Fundação Getúlio Vargas é intelectual referência na defesa do projeto de desenvolvimento nacional

Observatório do Estado Social Brasileiro entrevista Luis Carlos Bresser-Pereira

O Observatório do Estado Social Brasileiro, composto por professores da UFG, IF Goiano e UEG, realizaram e publicaram em seu site uma entrevista com o professor Luis Carlos Bresser-Pereira, docente da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e intelectual referência em defesa de um novo projeto de desenvolvimento para o Brasil, tema abordado em seu último livro, Em Busca do Desenvolvimento Perdido.

Em sua fala, o professor defende um abandono do neoliberalismo e faz um traçado histórico tanto da virada neoliberal no País como do abandono de um projeto de desenvolvimento nacional. “A ideia de um projeto nacional foi abandonada no Brasil em 1990, quando o Brasil afinal se rendeu às reformas neoliberais. E desde então a economia brasileira vem se desindustrializando e está semiestagnada. Enquanto, desde 1990, a renda por habitante nos países ricos cresce a uma taxa anual de 1,7 por cento e nos países em desenvolvimento, 3,0 por cento, no Brasil cresce apenas 0,7 por cento. Sem projeto de nação, ficamos para trás”, relata.

Sobre a derrocada social no Brasil, ele vê problemas nos últimos governos brasileiros e chama a administração bolsonarista de “genocida”: “A presidente Dilma Rousseff cometeu muitos erros, que resultaram em uma hegemonia neoliberal impressionante em 2015 e no seu impeachment, um enorme erro cometido pelas elites brasileiras. O governo Rousseff errou por incompetência; o governo Temer, porque abandonou qualquer ideia de projeto nacional e se submeteu ao Norte; o governo Bolsonaro nasceu desmoralizado, e está praticando um genocídio por haver-se oposto à política absolutamente necessária de quarentena e distanciamento social”.

Você pode ler a entrevista completa neste link.