Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 20/05/2020 - Notícias

Ex-ministro Aldo Rebelo participa de debate promovido pelo Adufg

Programação faz parte do lançamento do livro Lawfare em Debate

Ex-ministro Aldo Rebelo participa de debate promovido pelo Adufg

O ex-ministro da Defesa e ex-deputado federal, Aldo Rebelo, participa nesta quarta-feira (20/05), às 16 horas, de debate virtual com o tema “Lava Jato: perda da Soberania Nacional e estratégia de desmonte do Estado de Direito”. Promovida pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), a live faz parte da programação de lançamento do livro “Lawfare em Debate”. As discussões serão transmitidas pelo Facebook (@adufgsindicato).

Também participam do debate a diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Bartira Macedo e o analista de gestão governamental, Marconi Moura de Lima. A mediação será realizada pelo presidente do Adufg, professor Flávio Alves da Silva.

Para o ex-ministro, a Operação Lava Jato se transformou em uma grande ação política. “A operação teve como base fatos que, infelizmente, eram verdadeiros: os casos de corrupção, mas se tornou em uma grande operação, em primeiro lugar, contra a política em geral, contra a democracia e as instituições. Em segundo lugar, para alcançar certas lideranças do País, principalmente o ex-presidente Lula”, avalia.

Aldo Rebelo também analisa os efeitos da operação. “Estava evidente para o mundo que era uma operação política, mas reuniu forças sociais, econômicas, da mídia, de parte importante do empresariado, de classe média, de apoio, cujo resultado é uma tragédia para o País”, diz.

A professora Bartira Macedo destaca a importância da discussão promovida pelo Adufg. “É importante por deixar um legado, uma explicação do que foi a Lava Jato e especialmente o que é o lawfare”. É preciso que mais gente tenha conhecimento, contato com o tema e uma consciência maior do sistema penal e de como ele pode ser perverso se for utilizado de maneira injusta e ilegal”.

O livro
Lawfare em Debate é resultado do trabalho de organização e editoração das exposições e discussões realizadas durante o painel sobre o Lawfare, realizado em 2019, por meio de parceria entre Adufg, PROIFES Federação e Faculdade de Direito da UFG. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o lançamento será feito por meio de live na sexta-feira (22), às16 horas, no Facebook (@adufgsindicato). A palavra Lawfare representa o uso indevido dos recursos jurídicos para fins de perseguição política.