Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 25/05/2020 - Notícias

Parceria entre Adufg, Faculdade de Enfermagem e Secretaria Municipal de Saúde imuniza professores contra a Influenza

Evento está sendo realizado nesta segunda-feira (25)

Parceria entre Adufg, Faculdade de Enfermagem e Secretaria Municipal de Saúde imuniza professores contra a Influenza

Márcio Augusto Ferreira reservou a manhã desta segunda-feira (25) para cuidar da saúde. O professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (IME/UFG) saiu da aula de pilates, que pratica no Espaço Cultural de Lazer e Saúde do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), direto para o prédio da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN-UFG), onde recebeu a imunização contra a gripe provocada pelo vírus Influenza (H1N1). A campanha gratuita está sendo realizada durante todo o dia por meio de parceria entre Adufg, FEN e Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou cerca de 500 doses da vacina para, além de professores, portadores de doenças crônicas, gestantes, servidores da segurança pública e profissionais da saúde.

Para evitar aglomerações e otimizar o atendimento, foi organizada uma logística funcional. Quem chegava à FEN para receber a imunização, passava primeiramente pela triagem, montada na entrada do auditório da faculdade. Em seguida, as pessoas se deslocavam por meio de uma rampa até a equipe de aplicação da vacina, e, por fim, saiam pelo outro lado da rampa, de modo que quem chegasse ao local não tivesse nenhum tipo de contato com quem estava saindo. Todo este processo foi calculado para reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). “Foi bem rápido e tranquilo. É importante esse cuidado principalmente nesse momento que estamos vivendo”, elogiou o professor Márcio Augusto.

A diretora da FEN/UFG, Claci Rosso, agradeceu a confiança do Adufg-Sindicato. A docente chamou atenção da população para a importância da campanha de vacinação contra a Influenza como grande aliada no diagnóstico também da Covid-19, uma vez que, com a maior parte da comunidade imunizada contra outras síndromes gripais, o diagnóstico da doença causada pelo novo vírus será mais fácil. “Essa é uma das últimas oportunidades que a população tem para receber a vacina. Por isso, é importante que as pessoas que estão no grupo de risco para receber a dose venham. Pensamos em toda a logística para tornar esse momento ainda mais seguro”, reforçou.

Márcio Dias de Lima é professor do Departamento de Matemática do Instituto Federal Goiano (IFG) e aproveitou a campanha para se vacinar e também levar os filhos. Ele revelou que todos os anos participa da ação e reforçou a importância ainda maior da imunização durante este período de pandemia. “Precisamos nos cuidar e prevenir qualquer outro tipo de doença que possa nos levar para os hospitais agora. É importante não sobrecarregar o sistema de saúde para que ele esteja disponível para atender as pessoas que foram contaminadas com o coronavirus, é a forma como podemos contribuir, esse é o nosso papel. O vírus Influenza há pouco tempo já foi um grande problema de saúde pública, e hoje conseguimos controlar bem com a vacina”, refletiu.

Diretor presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva comemorou o sucesso de mais uma campanha de vacinação promovida pela instituição. Segundo ele, a parceria com a Faculdade Enfermagem e com a Secretaria Municipal de Saúde foi um grande sucesso e gerou inúmeros benefícios para os professores, como a segurança e comodidade. “Nossa categoria está inserida no grupo que precisa receber a vacina todos os anos e osindicato cumpre bem essa ponte, levando a imunização para todos os professores”, disse.