Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 29/05/2020 - Notícias

Adufg-Sindicato divulga homenagem ao Dia do Geógrafo

Adufg-Sindicato divulga homenagem ao Dia do Geógrafo

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) divulgou nesta sexta-feira (29/05), uma homenagem ao Dia do Geógrafo. A data também celebra a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ocorreu em 29 de maio de 1936. "Em tempos tão difíceis como os atuais, em que autoridades atacam o conhecimento, fazemos questão de homenagear os geórgrafos e reconhecer o papel dos profissionais que atuam na área para todo o mundo. Em especial, os profissionais da UFG, UFJ e UFCAT", diz a nota assinada pelo presidente Flávio Alves da Silva.

Confira, abaixo, a íntegra da homenagem:

O conhecimento geográfico compreende a interação da vida com quase tudo que afeta a existência. Nesta sexta-feira (29/05), é comemorado o Dia do Geógrafo. Trata-se do profissional responsável por estudar, analisar e compreender a lógica de produção e transformação do espaço, bem como a relação humana com o meio natural. Ou seja, é responsável, entre outros aspectos, por compreender a interação entre natureza e sociedade.

Seja na licenciatura ou no bacharelado, os profissionais da área são fundamentais para qualquer sociedade. Os licenciados ministram aulas na disciplina de Geografia e ajudam os estudantes na compreensão desses importantes aspectos. Os bacharéis, por sua vez, atuam como técnicos em diversos campos de planejamento urbano, estudo de impactos socioambientais, contenção de problemas erosivos, entre outros importantes méritos.

Em tempos tão difíceis como os atuais, em que autoridades atacam o conhecimento, o Adufg-Sindicato faz questão de homenagear os geórgrafos e reconhecer o papel dos profissionais que atuam na área para todo o mundo. Em especial, os profissionais que atuam na Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Jataí (UFJ) e Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Parabéns, geógrafos!


Flávio Alves da Silva
Presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato)