Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 05/06/2020 - Notícias

Adufg realizará debate sem caráter deliberativo sobre resolução que autoriza atividades acadêmicas de maneira remota

Por causa da pandemia do novo coronavírus, sindicato não pode realizar Assembleia Geral para deliberar sobre a pauta

Adufg realizará debate sem caráter deliberativo sobre resolução que autoriza atividades acadêmicas de maneira remota

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais (Adufg-Sindicato) informa que realizará na próxima segunda-feira (08/06), às 14 horas, um debate virtual para tratar da Resolução nº 22/2020 do Conselho Universitário (Consuni) da UFG, que alterou a Resolução n° 18R/2020 e autoriza a realização de algumas atividades acadêmicas de maneira remota, a partir do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O debate não terá caráter deliberativo e será transmitido pela plataforma Google Meet.

Conforme explica o presidente do sindicato, professor Flávio Alves da Silva, a realização de uma Assembleia Geral para tratar do assunto não será possível, pois a pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) impede uma convocação presencial e a realização na modalidade remota esbarra na limitação dos softwares disponíveis, sejam em suas versões gratuitas ou pagas. "Para que a assembleia Geral remota seja estatutariamente legal seria necessário garantir a possibilidade de participação de todos os cerca de 2,6 mil filiados e estes softwares têm limitação para participantes com voz e voto. Sem o cumprimento das exigências estatutárias as decisões da Assembleia não teriam caráter vinculativo", destaca.

Importante destacar que reuniões como assembleias gerais estão proibidas pelo decreto do Estado de Goiás nº 9.653/2020 e suas alterações posteriores. Para participar do debate, basta clicar aqui.