Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 06/07/2020 - Notícias

Adufg solicita auxílio conectividade para professores que atuarão em aulas remotas

Ofício foi enviado às três universidades federais goianas

Adufg solicita auxílio conectividade para professores que atuarão em aulas remotas

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) solicitou auxílio conectividade para os professores que atuarão em aulas remotas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O ofício foi enviado às reitorias das três universidades federais localizadas em Goiás (UFG, UFCAT e UFJ). A solicitação foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última semana.

Na Universidade Federal de Goiás, por exemplo, a retomada do semestre 2020/1 de forma remota já foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) e marcada para 31 de agosto.  Conforme divulgado pela UFG, serão feitos ajustes em disciplinas práticas ou que não são passíveis de atividades pela internet. 

A Pró-Reitoria de Graduação da UFG também anunciou que trabalhará em uma instrução normativa com orientações sobre a dinâmica das atividades. Há algumas semanas, o Consuni já havia aprovado uma resolução sobre o empréstimo de computadores aos estudantes que necessitarem. 

O ofício enviado às universidades reforça o compromisso do Adufg com a defesa dos direitos dos docentes. Para o presidente do sindicato, professor Flávio Alves da Silva, a pandemia impôs desafios nas mais diversas áreas. “Sem dúvidas, a educação foi uma das mais atingidas. O momento exige união porque o ensino precisa ser retomado e, ao mesmo tempo, não podemos colocar as vidas dos professores e dos alunos em risco. Enquanto uma vacina contra o vírus não for encontrada, precisamos nos unir em prol de alternativas”, afirma.