Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/07/2020 - Notícias

UFG lança campanha de inclusão digital de estudantes

Adufg-Sindicato é apoiador da iniciativa

UFG lança campanha de inclusão digital de estudantes

Em busca de continuar garantindo e fortalecendo os pilares da Educação Superior gratuita, laica e qualidade, a Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Associação de Egressos e Egressas da UFG, lançou a campanha UFG ID. Um dos principais objetivos é mobilizar a sociedade para contribuir com equipamentos eletrônicos ou doações financeiras para a disponibilização de cerca de cinco mil computadores e tablets que possam atender às necessidades educacionais de grande parte dos estudantes da UFG durante a pandemia. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato é parceiro da iniciativa.

Os equipamentos podem ser entregues no Centro de Manutenção de Equipamentos da UFG (Campus Samambaia) e na Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (Campus Colemar Natal e Silva. As doações em dinheiro podem ser feitas pelo Banco do Brasil (Agência: 1242-4 / Conta Corrente 47.930-6 /  Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural  / CNPJ: 01.517.750/0001-06.

Segundo o reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, diante da impossibilidade de retomada das atividades acadêmicas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a universidade se vê na obrigação de adotar medidas para que o prejuízo da comunidade estudantil seja reduzido. “Hoje, na UFG, três em cada quatro estudantes se enquadram nos critérios de baixa renda. E entre estes três, um é de baixíssima renda. Temos que criar alternativas para conseguir enfrentar esta desigualdade”, considera. O Conselho Universitário aprovou a retomada das do semestre letivo 2020-1 a partir do dia 31 de agosto.

Diante desta realidade de assimetria de acesso à internet e equipamentos eletrônicos vividos no Brasil, e trazidos à tona pela pandemia, o presidente da Associação de Egressos e Egressas da UFG, Eliomar Pires Martins, defende a união de diversos setores da sociedade em prol da universidade pública. “Estamos trabalhando para o estabelecimento de parceria com organizações da sociedade civil organizada visando a arrecadação e apoio para que a meta estipulada de arrecadação de equipamentos eletrônicos seja suficiente para atender a comunidade da universidade”, afirmou.

Egresso da turma de Direito da UFG de 1984, o presidente lembra que mais de 100 mil pessoas já passaram pela universidade ao longo dos seus quase 60 anos de história e que a associação conta também com eles para participação na campanha de arrecadação. “A campanha é acima de tudo humana e quer atuar onde o estado está omisso”, concluiu.

Mais informações: www.ufg.br.