Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 27/07/2020 - Notícias

Pesquisadores da UFG lançam Observatório do Estado Social Brasileiro

Plataforma reúne dados e informações sobre diversas áreas sociais do País

Pesquisadores da UFG lançam Observatório do Estado Social Brasileiro

Pesquisadores do Instituto de Estudos Socioambientais e da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE) da Universidade Federal de Goiás (UFG) lançam nesta segunda-feira (27/07), uma nova etapa do projeto Observatório do Estado Social Brasileiro. A iniciativa reúne informações e dados relevantes sobre as ações do Estado Social, como, por exemplo, índices de escolaridade da população, previdência, trabalho, programas sociais, saúde, regime fiscal, democracia e outros. Esses dados subsidiarão pesquisas e estudos, mas também podem ser acessados pela comunidade.

Segundo o coordenador do projeto, professor Tadeu Arrais, há três meses, o grupo de pesquisadores já havia lançado uma primeira etapa da plataforma. Agora, as informações estão sendo atualizadas e novos ajustes foram realizados. “Vivemos um discurso de Estado ineficiente e o nosso objetivo é mostrar que nem sempre esse discurso condiz com a realidade. Temos o Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios. Portanto, as pessoas podem acessar a plataforma e encontrar onde se fazem presentes escolas, empregos, universidades. Tentamos construir esse diagnóstico amplo para mostrar a evolutiva do Estado Social e como ele tem sido lapidado nesses últimos anos”.

Outro ponto abordado por Arrais trata da falta de acesso que a população possui sobre as ações do governo. Para o docente, houve um momento em que a Lei de Acesso a Informação (LAI) progrediu no País, porém, atualmente, ela é pouco eficiente. “Estamos pesquisando esses dados para a plataforma desde 2016. Trata-se de um caminho para o conhecimento do que vem acontecendo com o Estado Social”. A plataforma está disponível no endereço eletrônico http://obsestadosocial.com.br/.