Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 14/08/2020 - Notícias

Professor da UFG alerta que Brasil vive retomada de momento contra o povo e os ideais democráticos

João da Cruz Gonçalves Neto falou sobre os desafios dos direitos humanos do País durante o #BatePapoAdufg desta semana

Professor da UFG alerta que Brasil vive retomada de momento contra o povo e os ideais democráticos

“O que vivemos hoje no Brasil é uma espécie de retomada do governo implantado pelo golpe militar de 1964”, afirmou o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor João da Cruz Gonçalves Neto, nesta quinta-feira (13/08), ao participar do #BatePapoAdufg. “É algo que veio contra o povo e contra os ideais democráticos”, completou.

Na live, foram abordados os desafios dos direitos humanos no Brasil. O tema foi escolhido em homenagem ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, celebrado na última quarta-feira (12). “Temos visto um grande crescimento de movimentos que buscam lutar por esses direitos, o que é muito positivo e importante. Por outro lado, o cenário no País é bastante desanimador, uma vez que parecemos estar na continuidade daquele governo do passado, instaurado para desnacionalizar a economia e aniquilar qualquer pretensão de autonomia do País”, disse.

Mediadora da live, a professora Luciana Elias, da Universidade Federal de Jataí (UFJ), lembrou que o reconhecimento dos direitos humanos é de certa forma recente. “Durante muito tempo, a sociedade não tinha o entendimento dos direitos das pessoas em ter liberdade, educação, saúde, cultura, informação e moradia digna. Essas questões não eram enxergadas dessa forma”, explicou.

O programa
O #BatePapoAdufg coloca em discussão os avanços e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino, sindicatos, docentes e a comunidade acadêmica. Também são debatidos assuntos de interesse da sociedade como um todo.