Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/08/2020 - Notícias

Professora da FIC compartilha dicas para organização de aulas remotas

Roteiro enviado ao Adufg-Sindicato conta com orientações que podem ser usados pelos professores no preparo das aulas

Professora da FIC compartilha dicas para organização de aulas remotas

A adaptação do trabalho de ensino presencial para o remoto pode ser complexa para os professores que ainda não possuem tanta experiência com o uso de ferramentas tecnológicas. Gerenciar o tempo e preparar aulas com metodologias online, mantendo a qualidade e produtividade, são desafios para os professores das universidades federais localizadas em Goiás (UFG, UFCAT e UFJ), que iniciarão suas atividades no ensino remoto ainda neste semestre. Pensando nisso, a docente da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, Maria das Graças Monteiro Castro, elaborou um roteiro com dicas de como os professores podem se organizar. A proposta foi compartilhada com o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato).

O roteiro elaborado por Graça aborda questões importantes, como as plataformas que serão usadas pelas instituições para transmissão das aulas, tempo e horário, interação entre discentes e docentes, avaliações, prazos e atividades e muito mais. Vale lembrar que as sugestões podem ser adaptadas conforme a necessidade do docente ou da disciplina ministrada. Clique aqui e confira as dicas.

Plano de ensino
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG) também elaborou um roteiro para elaboração de plano de ensino. O documento aborda questões, como cabeçalho, ementa da disciplina, objetivo geral, objetivos específicos, conteúdo, metodologia, avaliação, cronograma e bibliografia. Para acessar o roteiro, clique aqui.