Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/08/2020 - Notícias

#BatePapoAdufg discute os desafios do ensino remoto nas universidades federais de Goiás

Live será realizada nesta quinta-feira (20)

#BatePapoAdufg discute os desafios do ensino remoto nas universidades federais de Goiás

Como organizar para produzir com qualidade durante o período de aulas remotas? Esta e outras questões serão discutidas nesta quinta-feira (20/06), às 16 horas, no #BatePapoAdufg, que receberá a professora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC-UFG), Maria das Graças Monteiro Castro. A live será transmitida no YouTube e no Facebook (@adufgsindicato).

O tema foi escolhido por causa da necessidade de adaptação dos professores ao ensino remoto, uma vez que as três universidades federais localizadas em Goiás (UFG, UFJ e UFCAT) vão retomar atividades acadêmicas por meio da modalidade. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) acompanha atentamente o processo nas três instituições para garantir que os direitos dos docentes sejam respeitados.

A modalidade ainda é desafiadora para grande parte dos docentes, que, muitas vezes, ainda não possuem tanta experiência com o uso de ferramentas tecnológicas. A professora Maria das Graças elaborou um roteiro com dicas de organização, que aborda questões importantes, como as plataformas que serão usadas pelas instituições para transmissão das aulas, tempo e horário, interação entre discentes e docentes, avaliações, prazos e atividades e muito mais. Vale lembrar que as sugestões podem ser adaptadas conforme a necessidade do docente ou da disciplina ministrada.

O programa
O #BatePapoAdufg coloca em discussão os avanços e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino, sindicatos, docentes e a comunidade acadêmica. Também são debatidos assuntos de interesse da sociedade como um todo. Nesta semana, a live será mediada pelo diretor administrativo do Adufg-Sindicato, professor João Batista de Deus.