Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 20/08/2020 - Notícias

Adufg solicita que senadores votem pela aprovação do Fundeb

PEC que trata da principal fonte de recursos da educação básica será discutida pelo Senado nesta quinta-feira

Adufg solicita que senadores votem pela aprovação do Fundeb

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) enviou ofício a todos os senadores do Brasil pedindo que aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A pauta será discutida pelo Senado nesta quinta-feira (20/08), mas, por se tratar de uma alteração na Constituição, serão necessários dois turnos de votação.

Entre os principais destaques, está a ampliação em até 23% da participação da União no financiamento da educação infantil e dos ensino fundamental e médio. A matéria já recebeu parecer favorável do senador Flávio Arns (Rede-PR), que decidiu manter o texto aprovado pela Câmara dos Deputados.

O documento, assinado pelo presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, destaca a importância do Fundeb para o futuro do ensino no Brasil. “Trata-se da principal fonte de recursos da educação básica. O futuro de 40 milhões de estudantes está na mão dos senadores”, diz o ofício.

Para o presidente do Adufg, a mobilização dos professores e da população é importante para que a proposta seja aprovada. “Vamos continuar lutando pela educação pública, gratuita e de qualidade. Entendemos que a aprovação do Fundeb é mais que necessária: ela é urgente”, afirma.