Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 11/09/2020 - Notícias

Coral Vozes do Adufg se reinventa em meio à pandemia e usa internet para apresentações musicais

Grupo, composto em sua maioria por professores aposentados, têm ensaios e apresentações realizadas de forma remota

Coral Vozes do Adufg se reinventa em meio à pandemia e usa internet para apresentações musicais

Vozes preparadas. Músicas decoradas. É hora de mais uma aula ou apresentação do Coral Vozes Adufg, mas, diferente do tradicional, os participantes não se encontram pessoalmente. Cada um em sua casa, eles se apresentam de forma virtual. Foi assim que o grupo se reinventou em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) para garantir que os integrantes do coral, cuja maioria é formada por professores aposentados, continuassem participando de atividades culturais.

De acordo com o regente do coral, Carlos Vitorino, o formato virtual exige a superação de desafios diários. “Tenho que orientar cada corista à distância, além de ajuda-los na adaptação das ferramentas de áudio e vídeo. Para eles, os desafios também são grandes, mas temos avançado muito com o empenho de todos”, explica.

O esforço tem dado resultado: todas as apresentações têm sido gravadas, editadas e disponibilizadas nas redes sociais e no YouTube. “Nossas apresentações ganharam o mundo. As gravações já foram parar até mesmo no Japão e isso é maravilhoso”, destaca.

Todo o material gravado será organizado e compilado em um sarau online que será exibido nos canais do Adufg nos próximos meses. O maestro, inclusive, já faz planos para o Natal. “O próximo desafio é fazer uma cantata. Nossas famílias vão precisar destas mensagens natalinas. Planejamos fazer um vídeo mais longo com estes cantos natalinos para disponibilizar em dezembro. Essa é nossa próxima empreitada”, promete.

Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), Vanda Borges conta que o isolamento social imposto pela pandemia afetou sua rotina de maneira negativa. Irritabilidade, tristeza, saudade dos familiares e amigos conduziram-na num processo inicial de depressão. Segundo ela, o Coral Vozes do Adufg tem sido um grande aliado durante este período de afastamento do convívio social. “Muitas pessoas estão participando dos encontros pela internet, e as nossas apresentações são constantes. Eu fiquei um tempo parada, eu não sentia vontade de fazer absolutamente nada. Mas, consegui reagir e o coral e também os bordados que faço me ajudaram nesse processo. Eu estou aprendendo a cantar”, conta.

Dentro do objetivo de proporcionar o desenvolvimento intelectual, de bem-estar e da autoestima de seus parceiros, o Coral Vozes Adufg é um estímulo aos professores filiados, familiares e convidados, sem custo de inscrição, matrícula ou mensalidade, explica o presidente do sindicato, professor Flávio Alves da Silva. “A nossa instituição tem esse caráter assistencial aos filiados. Mais do que lutar pelos direitos da categoria, o Adufg tem como missão cuidar do professor, do seu bem-estar, saúde, lazer, carreira, e do que mais eles precisarem”, destaca.

Confira, abaixo, uma das apresentações do Coral Vozes do Adufg: