Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 13/10/2020 - Notícias

Adufg e Proifes apoiam liga esportiva do povo Xerente no Tocantins

Adufg e Proifes apoiam liga esportiva do povo Xerente no Tocantins

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e a Proifes-Federação apoiaram a realização do I League União 7 Society Entre Aldeias do Povo Xerente. A competição foi realizada em Tocantínia, no Estado do Tocantins.

Para ajudar a iniciativa, o Adufg contribuiu com a elaboração da marca e a confecção de camisetas e uma faixa. “Foi um apoio muito importante. As peças foram distribuídas pelos responsáveis pelas equipes que participaram dessa primeira liga”, explicou Leomar Wahinē Xerente, liderança indígena da aldeia Nova Mrãiwahâ e coordenador de esportes da União dos Indígenas Residentes em Goiânia (UNIRG). Ele também é estudante de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG).

No total, participaram 44 equipes, sendo 28 na categoria masculina e 16 na feminina, representando suas respectivas aldeias. Na modalidade masculina, venceu a equipe Atlético União, da aldeia Funil, enquanto, na feminina, foram as mulheres do time Nrõzawi da aldeia Porteira Nrõzawi.

Em 2020, a competição foi apenas para indígenas Xerente, mas Leomar afirma que o plano é ampliar no próximo ano. “Foi um evento muito legal, cuja organização partiu da comunidade Xerente. Este ano fizemos apenas indígena, por causa da pandemia, mas tenho certeza que no ano que vem teremos a participação de outras pessoas também”.