Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/10/2020 - Notícias

#BatePapoAdufg discute desempenho das universidades federais no Enade

Live será realizada nesta quinta-feira (22)

#BatePapoAdufg discute desempenho das universidades federais no Enade

Em meio a ameaças de cortes de recursos, as universidades federais se destacaram no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Dos 510 cursos de graduação que receberam a nota máxima, 67% são de instituições federais. O assunto será discutido nesta quinta-feira (22/10), às 16 horas, no #BatePapoAdufg, que contará com a participação da pró-reitora de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Jaqueline Araújo Civardi. A transmissão será no YouTube e no Facebook (@adufgsindicato).

A docente é graduada em Matemática pela UFG e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui doutorado em Didática das C. Experimentais e da Matemática pela Universidade de Barcelona e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Enade
O índice, divulgado nesta semana, pelo Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mede a qualidade dos cursos com base no desempenho dos alunos. A prova aliou o conhecimento de quem estava prestes a se formar nas áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e nos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança.

O programa
O #BatePapoAdufg coloca em discussão os avanços e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino, sindicatos, docentes e a comunidade acadêmica. Também são debatidos assuntos de interesse da sociedade como um todo. Nesta semana, a live será mediada pela diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e professora da Faculdade de Educação da UFG, professora Geovana Reis.