Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 29/10/2020 - Notícias

O Globo: Fundeb: especialistas temem que governo regulamente fundo via MP para beneficiar igrejas

Preocupação de que Executivo edite medida provisória, atropelando Congresso e aumentando fatia do fundo para escolas privadas, foi levantada na Câmara; municípios mais pobres podem ser prejudicados

O Globo: Fundeb: especialistas temem que governo regulamente fundo via MP para beneficiar igrejas
Priscila Cruz, diretora do Todos pela Educação, demonstra apreensão com possível expansão das matrículas bancadas pelo fundo em escolas particulares Foto: Adriana Lorete / Agência O Globo

Diante do prazo curto para que o Congresso regulamente o novo Fundeb, fundo da educação básica que começa a vigorar em janeiro de 2021, especialistas já temem que o governo edite uma Medida Provisória (MP) sobre o tema, com ampliação de repasses públicos para escolas privadas. Eles alertaram, em debate promovido pela Câmara, que a iniciativa pode tirar recursos dos municípios mais pobres. Representantes do Ministério da Educação (MEC) que participaram da audiência silenciaram sobre o tema.

Uma proposta para aumentar a fatia do fundo a instituições particulares ligadas a igrejas e outras sem fins lucrativos já foi encaminhada pelo governo ao deputado que relatará a matéria na Câmara, Felipe Rigoni (PSB-ES), conforme revelou o GLOBO. A reportagem teve acesso a detalhes da sugestão formalizada no último dia 29, em reunião conduzida pela Casa Civil.

Hoje, o Fundeb só pode custear alunos na rede privada onde há escassez de vagas públicas: educação infantil, especial e do campo. O governo quer permitir que matrículas do ensino fundamental e do ensino médio também possam ser bancadas com o fundo público em escolas privadas, com um teto de até 15% do total de alunos de cada estado e município.

O acesso integral ao Fundeb é uma reivindicação de grupos religiosos, principalmente católicos e evangélicos, junto ao presidente Jair Bolsonaro. Eles alegam que as escolas confessionais (ligadas a igrejas) oferecem um ensino baseado nos valores das famílias conservadoras e que apresentam indicadores melhores que a rede pública.