Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/10/2020 - Notícias

Outubro Rosa: Live do Adufg esclarece mitos e verdades sobre o câncer de mama

Outubro Rosa: Live do Adufg esclarece mitos e verdades sobre o câncer de mama

Os principais mitos e verdades sobre o câncer de mama foram abordados nesta quinta-feira (29/10), em live promovida pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). O evento virtual contou com a participação do mastologista Leonardo Ribeiro Soares, que é membro do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e preceptor dos residentes de Ginecologia e de Mastologia do Hospital das Clínicas. A mediação da live foi realizada pela diretora de Convênios e de Assuntos Jurídicos do Adufg, professora Ana Christina de Andrade Kratz.

Na ocasião, o mastologista ressaltou a importância de desmistificar informações que atrapalham a vida das nossas pacientes. Ele citou, como, por exemplo, a hereditariedade. “Em mama, só entre 10 a 15% dos casos são hereditários. 85% são por mutações genéticas adquiridas na nossa vida. O fato de eu ter um parente de primeiro grau com câncer de mama, não me sentencia a ter câncer de mama”, explicou.

Sobre prevenção, Leonardo salientou a importância de se focar em fatores de risco modificáveis, como obesidade, sedentarismo, tabagismo e o consumo de bebidas alcóolicas. Uma grande forma de prevenção, além da atividade física, é uma dieta saudável. “O mais próximo de uma dieta mediterrânea, com menos carne vermelha, produtos industrializados, e mais castanhas, vegetais e azeite”, sugere.

A conversa também abordou questões como o efeito prejudicial do tecido gorduroso no corpo da mulher e os impactos negativos da comida industrializada. Leonardo chamou atenção para a importância de fazer um check-up anual para garantir um acompanhamento próximo da saúde e para o diagnóstico precoce.