Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/11/2020 - Notícias

Repórter Adufg aborda eleições presidenciais dos Estados Unidos

Repórter Adufg aborda eleições presidenciais dos Estados Unidos

Quais as consequências de uma possível reeleição de Donald Trump nos Estados Unidos? Joe Biden levaria os Estados Unidos para uma agenda mais progressista se fosse eleito? Estas e outras perguntas são respondidas na edição desta semana do Repórter Adufg, que entrevistou a professora Aline Regina Alves Martins, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS-UFG) e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).

Para a docente, se for reeleito, Trump deve manter a radicalização do seu discurso e a política externa contrária a elementos, como cooperação com outros países. “A tendência é que ele se mantenha mais fechado e isolado em políticas internacionais”, avalia.

Segundo a professora, Joe Biden, por apresentar uma posição moderada, representaria a recolocação dos Estados Unidos na agenda de alianças externas. “Acredito que o país voltaria ao centro de questões de interesse global, como as discussões ambientais”, destaca.

Apuração
Pelo menos oito estados americanos ainda não concluíram suas apurações, o que pode empurrar a definição do vencedor por vários dias. Até o momento, Joe Biden tem 50% dos votos (238 delegados) e Trump 48,4% (213 delegados). Para vencer, o candidato precisa contabilizar 270 delegados.

Assista a íntegra do programa: