Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 12/11/2020 - Notícias

UFG começa instalação de 18 usinas solares fotovoltaicas no Campus Samambaia

UFG começa instalação de 18 usinas solares fotovoltaicas no Campus Samambaia

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai expandir o número de usinas fotovoltaicas solares. No total, 18 novas unidades serão instaladas no Campus Samambaia, em Goiânia. Os equipamentos já estão no local e a previsão é que as instalações sejam concluídas em 2021. As usinas vão gerar 2.605 kilowatts/pico (kWp).

Atualmente, a universidade conta com cinco unidades, sendo duas no Campus Colemar Natal e Silva e três no Campus Samambaia. Juntas, elas já geram 880 kWp. Ao final da empreitada, elas devem gerar, juntas, 3.485 kWp, o que resultará numa economia anual de R$ 2,7 milhões, além de fornecer cerca de 36% do consumo total de energia da universidade.

“Nós avaliamos quais seriam os melhores locais para a instalação através de um software de simulação. Escolhemos os locais com a melhor relação por real investido por quilowatt/hora gerado e com melhores padrões de irradiância solar”, explica o professor Marcelo Stehling, coordenador do projeto. “Essa economia vai nos permitir investir em outras frentes, como pesquisa e infraestrutura”, salienta.