Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 07/12/2020 - Notícias

G1: Em Goiânia, ministro da Educação afirma que 'programa do governo é o retorno presencial' das aulas

Milton Ribeiro fez ressalva de que retomada não deve ser 'inconsequente', mas que deve ser tomado 'primeiro passo'.

G1: Em Goiânia, ministro da Educação afirma que 'programa do governo é o retorno presencial' das aulas
Ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Goiânia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Durante visita a Goiânia para inauguração de um Centro de Educação Municipal Infantil (Cmei), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou sobre a retomada das aulas presenciais. Ele defendeu o retorno às atividades, mas “não a qualquer custo”, por causa da pandemia da Covid-19. Também participaram do evento o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito da capital, Iris Rezende (MDB).

Em Goiás, o coronavírus já infectou mais de 285 mil pessoas, sendo que mais de 6 mil morreram por causa da infecção, de acordo com o balanço da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na sexta-feira (4).

“Estamos agora num momento dessa pandemia, com todo o cuidado. Eu deixei claro através de uma recente portaria que o desejo, o programa de governo é o retorno presencial. Claro, não o retorno inconsequente, não a qualquer custo, não expondo as pessoas mais frágeis, mas temos que apontar o retorno [...]. Precisamos dar um primeiro passo”, disse.

Ainda sobre a retomada das atividades, o ministro não deu detalhes sobre a data ou a forma como ela deve ocorrer. De acordo com ele, o assunto deve ser discutido nos próximos dias.

“A orientação é o retorno presencial. Como isso será feito, primeiro ouvimos o mundo acadêmico, na segunda-feira devemos decidir quando. Vamos indicar, mas sempre com respeito às normas de biossegurança. Em nenhum momento a volta a qualquer custo”, reforçou.

O ministro também foi questionado sobre o preparo para a retomada dessas atividades presenciais nas escolas. De acordo com ele, estão sendo feitos repasses às escolas para que possam se equipar de forma adequada para voltar às aulas com segurança.

“Na escola de educação básica temos que ter maior cuidado, porque são as nossas crianças. O MEC agora, recentemente, pelo PDDE, entregou mais de R$ 600 milhões para que as escolas possam comprar EPIs e receber esses alunos com todo cuidado”, explicou.

Sobre as condições dos estudantes de terem aulas on-line, no caso de um período híbrido de retomada das aulas, Milton reconheceu que há dificuldade em garantir acesso para todos, mas afirmou que tem trabalhado na questão.

“Sempre tivemos uma dificuldade de conceder aos nossos alunos equipamentos. Agora habilitamos 114 mil escolas públicas no programa de Educação Conectara. Faltam 25 mil, estamos trabalhando nisso. Temos apoiado estados e municípios para que esse problema seja sanado”, afirmou.

O ministro também quis se posicionar em relação às vacinas contra a Covid-19: “Vamos esperar em Deus que essa vacina está sendo gestada, gerida. A mim, pouco importa a nacionalidade da vacina. Se ela funcionar de fato e de verdade, que ela seja bem-vinda. Esse é meu pensamento”, disse.