Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/12/2020 - Notícias

Professores indicados pelo Adufg recebem Comenda Colemar Natal e Silva

Honraria foi concedida pela Câmara Municipal de Goiânia

Professores indicados pelo Adufg recebem Comenda Colemar Natal e Silva

“Mesmo diante de uma grave pandemia, a Universidade Federal de Goiás, por meio dos seus professores e servidores, conseguiu fazer a diferença e contribuir com a sociedade”, afirmou o presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), Flávio Alves da Silva, na tarde desta segunda-feira (14/12), durante a entrega da Comenda Colemar Natal e Silva. Na ocasião, professores e servidores da UFG foram homenageados pela Câmara Municipal de Goiânia.

Em seu pronunciamento, Flávio lembrou que a comunidade acadêmica foi responsável por diversas ações de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), como a produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel, realização de exames e pesquisas sobre o vírus. “Estamos ao lado da sociedade. É por ela que trabalhamos”, ressaltou o presidente.

O reitor da UFG, professor Edward Madureira, também destacou o desempenho da comunidade acadêmica durante a pandemia. “Tenho muito orgulho do trabalho tão solidário que construímos. Foi um movimento espontâneo e corajoso de pessoas que, se colocaram em risco de infecção pela Covid-19, para atender os cidadãos”.

O vereador Anselmo Pereira, que presidiu a sessão, defendeu que o ensino público precisa ser mais valorizado. “A educação é a maior arma para transformar o mundo. É preciso defende-la sempre”, disse o parlamentar.

Honraria
A Comenda Colemar Natal e Silva é destinada aos profissionais que se destacam nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A honraria faz parte das comemorações ao Dia Municipal em Defesa das Universidades Federais do Estado de Goiás (UFG).

O Adufg-Sindicato foi responsável pela indicação dos docentes que receberam a honraria. Foram homenageados: Adriana Regia Marques de Souza (Faculdade de Agronomia), Ana Paula Junqueira Kipnis (IPTSP), Claci Fátima Weirich Rosso (Faculdade de Enfermagem), Cristiana Maria Toscano Soares (IPTSP), Eliana Martins Lima (Faculdade de Farmácia), Erika Aparecida da Silveira (Faculdade de Medicina), Fabíola Souza Fiaccadori (IPTSP), Gabriela Rodrigues Mendes Duarte (Instituto de Química), Heliny Carneiro Cunha Neves (Faculdade de Enfermagem), Jaqueline Araújo Civardi (Instituto de Matemática e Estatística), Luciene de Oliveira Dias (Faculdade de Informação e Comunicação), Lucilene Maria de Sousa (Faculdade de Nutrição), Marcos Barcellos Café (Escola de Veterinária e Zootecnia), Marize Campos Valadares Bozinis (Faculdade de Farmácia), Miriam Fábia Alves (Faculdade de Educação), Rodrigo Pinto Lemos (Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação), Rosângela Nunes Almeida de Castro (Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação), e Thiago Fernando Lopes Valle de Brito Rangel (Instituto de Ciências Biológicas).

Diversas autoridades e lideranças participaram da solenidade. Entre elas, a vereadora Cristina Lopes Afonso, o presidente da Associação de Egressos e Egressas da UFG, Eliomar Pires Martins, e o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SintIfes), Fernando César Silva da Mota.