Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/01/2021 - Notícias

Professor da UFJ tem artigo com atualizações da Covid-19 publicado em revista internacional

É o segundo estudo de alto impacto sobre assunto que foi publicado pelo docente

Professor da UFJ tem artigo com atualizações da Covid-19 publicado em revista internacional

O professor Wagner Gouvêa dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde e do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ), teve um artigo com atualizações sobre o coronavírus (Covid-19) publicado pela revista internacional Biomedicine & Pharmacotherapy. Trata-se do segundo texto de alto impacto publicado pelo docente sobre o assunto.

Intitulado “Impact of virus genetic variability and host immunity for the success of Covid-19 vaccines”, o texto aborda questões sobre vacina, possibilidades de reinfecção por pacientes curados e durabilidade da imunização. “Resolvi fazer uma pesquisa sobre as vacinas e o problema das mutações que estão acontecendo. O artigo visa esclarecer sobre o impacto que as novas mutações podem ter na efetividade das vacinas”, explica o professor.

Segundo Wagner, o vírus da Covid-19 se modifica com uma velocidade muito mais lenta. “Mesmo assim, como o vírus está ativo, quanto mais ele circula e se replica, maior é a probabilidade de mutação, de surgirem novas cepas, que podem ser mais infecciosas”, esclarece. Ele reforça, ainda, que é importante manter cuidados, como distanciamento social, o uso de máscara e de álcool, mesmo com o começo da vacinação, para diminuir o contágio, para que o vírus circule menos. “A vacina é a melhor forma de diminuirmos a taxa de infecção até podermos atingir, caso todos sejam vacinados, a tão falada imunidade coletiva”, afirma, “com ela, a possibilidade de novas cepas diminui muito”.

O artigo pode ser acessado pelo link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0753332221000573.