Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/02/2021 - Notícias

15 estados definiram volta às aulas para fevereiro, ao menos com ensino remoto

15 estados definiram volta às aulas para fevereiro, ao menos com ensino remoto

As redes públicas de 15 estados anunciaram a volta às aulas, ao menos de forma remota, para este mês de fevereiro. Apenas Goiás já havia iniciado suas atividades escolares em janeiro passado. Por conta da pandemia de Covid, o calendário das escolas públicas no Brasil sofreu atrasos e mudanças.

Além de Goiás, os 15 estados que já retornaram às atividades nos últimos dias ou anunciaram a retomada para as próximas semanas são:

Amazonas
* Ceará
* Espírito Santo
* Maranhão
* Mato Grosso
* Pará
* Paraná
* Pernambuco
* Piauí
* Rio Grande do Norte
* Rondônia
* Roraima
* Santa Catarina
* São Paulo
* Tocantins

Outros 9 estados e o Distrito Federal programam o retorno das atividades escolares a partir de março. Apenas o estado da Bahia não informou uma previsão de retorno.

Depois da publicação desta reportagem, na manhã desta quinta-feira (4), a Secretaria de Estado de Educação de Rondônia (Seduc) atualizou as informações sobre o retorno das aulas na rede pública estadual, antes sem data definida: agora, a previsão é que o ano letivo seja retomado, de forma remota, no dia 22/2 (leia mais abaixo).

A maioria decidiu começar essas primeiras aulas com ensino remoto, para implementar de forma gradativa o retorno dos trabalhos presenciais. O objetivo em grande parte dos casos é estabelecer uma forma híbrida de aulas: parte virtual, parte na escola novamente.

Para isso, em muitos casos haverá rodízio de alunos por causa de salas de capacidade menor - para manter o distanciamento entre cadeiras.

No levantamento abaixo foi considerada a forma de ensino na retomada das atividades. Algumas localidades vão começar com aulas remotas e depois progredir para o esquema híbrido.

 

Foto: Reprodução/RPC