Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 23/02/2021 - Notícias

Professores indicados pelo Adufg recebem homenagem

Comenda Colemar Natal e Silva é destinada a profissionais que se destacam nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

Professores indicados pelo Adufg recebem homenagem

Professores indicados pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) receberam na tarde desta segunda-feira (22/02) a Comenda Colemar Natal e Silva. A honraria é destinada aos profissionais que se destacam nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A solenidade foi realizada na sede administrativa do Sindicato e contou com a presença do vereador Anselmo Pereira. Receberam a homenagem os professores Luciene Dias, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Ana Paula Junqueira Kipnis, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), e Thiago Rangel, do Instituto de Ciências Biológicas. 

O presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, abriu a solenidade enfatizando o papel fundamental que os pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) têm exercido no combate à pandemia. Ele pontuou que, desde o ano passado, os laboratórios da instituição estão focados na pesquisa do coronavirus e no desenvolvimento de tecnologias que evitem a sua disseminação. “Temos grandes exemplos de profissionais que se dedicam à sociedade. A professora Luciene com seu trabalho na área de direitos humanos, os professores Thiago e Ana Paula, com suas pesquisas contra o vírus. É gratificante entregar essa homenagem a todos eles”, disse.

Os docentes Thiago Rangel e Ana Paula Kipnis participaram do evento de forma remota. Rangel lembrou de toda perseguição sofrida logo no início da pandemia quando ele se posicionou a favor do isolamento intermitente. “Nós fazemos ciência. Eu sou formado pela UFG, tenho toda minha pós-graduação também pela instituição. Eu devolvo com o meu trabalho à sociedade a oportunidade que me foi concedida.” Kipnis também agradeceu a homenagem e aos alunos que se dedicam às pesquisas, embora não recebam nenhum tipo de auxílio para realizarem este trabalho. “Eu também sou egressa da UFG, tenho orgulho em poder trabalhar para a comunidade”. Luciene Dias, que recebeu a homenagem de forma presencial, também relatou a emoção do prestígio em ser escolhida para receber a comenda.

O vereador Anselmo Pereira, que presidiu a sessão, defendeu que o ensino público precisa ser mais valorizado. Segundo ele, atualmente os vereadores de Goiânia estão mais conscientes da necessidade de se destinar verbas para a educação, por isso espera que o cenário melhore daqui uns anos. “Nós temos as verbas para emendas parlamentares e sei de muitos que estão usando parte desse recurso para a educação. A educação é a maior arma para transformar o mundo. É preciso defendê-la sempre”, avaliou o parlamentar.

Também receberam a homenagem os alunos Nathalia Witkowski Martins Cardoso e Alexandre Correa Martins, indicados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).