Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 26/03/2021 - Notícias

UFG: Docente de Geologia é indicada para grupo de trabalho da Unesco

UFG: Docente de Geologia é indicada para grupo de trabalho da Unesco

A docente do curso de Geologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG) - Câmpus de Aparecida, Joana Sánchez, foi convidada para compor o grupo de pesquisadores que irão cooperar e contribuir para o novo inventário global de geossítios, conduzido e coordenado pela União Internacional das Ciências Geológicas (IUGS - International Union of Geological Sciences) em projeto aprovado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Joana Sánchez é representante da América do Sul.

Na década de 1990, a IUGS iniciou o desenvolvimento de um banco de dados de sítios geológicos de relevância internacional. O projeto contou com o apoio da Unesco e outras instituições e foi implementado em vários países europeus, mas não conseguiu obter a aceitação global inicialmente esperada. Este novo projeto abre uma oportunidade para realizar um estudo para o inventário mundial do patrimônio geológico de relevância internacional em um contexto onde os geoparques globais da Unesco podem desempenhar um papel importante.

Levantamentos geológicos, instituições de pesquisa e geoparques de todo o mundo irão cooperar e contribuir para este novo estudo para o inventário global de geossítios que será conduzido e coordenado pela Comissão Internacional de Geoheritage (IUGS). De acordo com a Joana Sánchez, o projeto também definirá uma nova metodologia para quantificar os geossítios e critérios para um procedimento eficaz. "O meu trabalho no projeto será ajudar na metodologia mostrando o que os países da América do Sul tem para contribuir e ser usado de exemplo", explica.

A docente faz parte do grupo de pesquisa "Patrimônio Geológico e Geoconservação" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também composto por outros pesquisadores que irão auxiliar no projeto, além do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e dos países da América do Sul e a Comissão de Geoparques da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG). O convite para participar do projeto veio do coordenador internacional de patrimônio geológico da IUGS, Asier Hilario Orus, que conhece os projetos desenvolvidos pela professora na área. "A grande contribuição deste projeto é reconhecer os sítios geológicos de valor internacional e chegarmos a uma metodologia que contemple as diversidades sociais e geológicas de cada território", conclui.

Currículo 
 
A professora, pesquisadora e geóloga, Joana Paula Sánchez, possui graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), doutorado em Geologia Regional também pela Unesp. Pós-doutorado na Universidade do Minho de Portugal em Geoconservação e Patrimônio Geológico. Possui experiência em mapeamento geológico estrutural e de estruturas de impacto por meteoritos, patrimônio geológico e educação em geociências. Atualmente, é professora do curso de Geologia da FCT/UFG.