Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 10/06/2021 - Notícias

Adufg-Sindicato marca presença na conferência preparatória para a Conape 2022

Evento foi realizado de forma virtual, com a participação das entidades organizadoras

Adufg-Sindicato marca presença na conferência preparatória para a Conape 2022

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) marcou presença na Conferência Livre preparatória para a Conape 2022. No evento, realizado de forma virtual nesta quinta-feira (10/06), representantes das entidades organizadoras discutiram os desafios atuais da educação e as perspectivas para a Conferência Nacional Popular de Educação.

Na ocasião, a diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, enfatizou que a Conferência Livre marca o início da discussão sobre a retomada da educação no pós-pandemia. “Devemos todos nos engajar em defesa de uma educação livre, democrática e que consiga incluir crianças e jovens que se perderam neste período de pandemia. Por isso, esse evento se faz tão necessário”, disse.

Luta e engajamento
O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, também esteve presente e parabenizou as entidades pela iniciativa. “É fundamental discutirmos o papel da educação na reconstrução do país. Uma educação que tem sido negligenciada e atacada. Nas universidades federais, estamos submetidos a um constrangimento orçamentário sem precedentes, além de ataques à autonomia e à democracia interna. Precisamos nos unir por um futuro com menos assimetrias regionais e com mais justiça social”, destacou.

Para a professora da Faculdade de Educação da UFG e vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Miriam Fábia Alves, a Conferência Livre é o passo inicial de uma grande mobilização. “É importante o engajamento de todos nós que defendemos a educação pública, laica, gratuita e de qualidade. É momento de repensarmos a reconstrução do país mas também da educação”, afirmou.

Etapa nacional
A Conape 2022 deve ocorrer entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, em Natal (RN). O tema da próxima edição é: “Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as”.