Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/07/2021 - Notícias

No Ciclo de Debates Adufg, docentes discutem alinhamento entre Governo Federal e Congresso pelo desmonte do Estado

Ataques à democracia e à soberania nacional estiveram em pauta na live

No Ciclo de Debates Adufg, docentes discutem alinhamento entre Governo Federal e Congresso pelo desmonte do Estado

“Todas as reformas propostas pelo Governo Federal têm um princípio básico: retirar do Estado a sua capacidade de prestação de serviço público, transferindo para a iniciativa privada. Bolsonaro já disse publicamente que, caso fosse eleito, iria desmontar o Estado e ele está cumprindo isso”. A afirmação do presidente da Proifes-Federação, professor Nilton Brandão, foi durante o Ciclo de Debates Adufg da última quinta-feira (29/07), e demonstra a negligência do governo em relação aos serviços públicos oferecidos à população.

Essa foi uma das pautas da live, que também contou com a participação do presidente da Associação de Egressos e Egressas da UFG, Eliomar Pires, e da pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFJ, professora Luciana Elias, responsável pela mediação. Juntos, eles falaram sobre o alinhamento entre Governo Federal e Congresso pelo desmonte do Estado.

Uma das principais ações do atual governo no Congresso para promover o desmonte do Estado é a proposta de reforma administrativa. Sobre isso, Brandão enfatizou que a PEC-32/20 enfraquece a estrutura do Estado e de bem-estar social, “algo que lutamos para que fossem garantidos na Constituição de 1988”.

Ataques à democracia
Luciana Elias fez questão de ressaltar os constantes ataques do governo à democracia e à soberania nacional. “Desde maio deste ano, Bolsonaro já falou 90 vezes de fraude eleitoral. Além disso, ele tem demonstrado cada vez mais o seu despreparo, por meio de projetos que vão desde a Reforma da Previdência, aprovada em 2019, até a PEC do voto impresso”.

Os cortes orçamentários nas universidades públicas também foram discutidos pelos docentes. “O atual governo sempre viu as universidades federais como inimigas. Não podemos aceitar isso, a sociedade encontra solução para seus problemas nas universidades. Não há nenhum outro caminho que não seja baseado no estudo, na ciência e na pesquisa”, destacou Eliomar Pires.