Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 05/08/2021 - Notícias

Proifes-Federação lança campanha em defesa do serviço público e contra a reforma administrativa

Proifes-Federação lança campanha em defesa do serviço público e contra a reforma administrativa

A Proifes-Federação lançou na última quarta-feira (04/08), uma campanha para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição 32/20, a chamada reforma administrativa, que prevê uma série de retrocessos aos serviços públicos. O objetivo é alertar sobre os perigos da PEC, além de defender os direitos dos servidores públicos.

“Parte significativa da sociedade brasileira vai ser afetada diretamente, representando o fim dos serviços públicos como conhecemos hoje, fragilizando ou extinguindo carreiras e ameaçando, inclusive, universidades e institutos federais, que poderão deixar de existir com uma simples canetada”, ressalta o presidente da PROIFES-Federação, Nilton Brandão.

A campanha é composta por depoimentos de parlamentares e especialistas, animações e infográficos, os quais evidenciam as consequências trazidas pela PEC 32. “São materiais voltados ao compartilhamento e à disseminação em diferentes plataformas, com mensagens curtas e diretas. Esperamos o engajamento de todos”, explica Gilka Pimentel, diretora de Comunicação da PROIFES-Federação.

Retrocessos
A reforma administrativa foi proposta pelo Governo Federal e, de acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a expectativa é que o texto seja votado no plenário da Casa até o fim de agosto. Entre os retrocessos, estão o fim da estabilidade dos servidores públicos, terceirização de serviços, alterações de funções e fim da exclusividade em atribuições técnicas de chefia, por exemplo.