Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 26/08/19 - Notícias

Professores sindicalizados terão direito ao auxílio-transporte pela UFG

Determinação partiu da 1ª Vara Federal de Goiânia em resposta a processo movido pelo Adufg-Sindicato

Professores sindicalizados terão direito ao auxílio-transporte pela UFG

O Adufg-Sindicato conseguiu na 1ª Vara Federal de Goiânia que a Universidade Federal de Goiás (UFG) realize o pagamento do auxílio-transporte aos sindicalizados, independente do uso de transporte público coletivo, nas quatro regionais.

A decisão da juíza, que aconteceu no dia 14 de agosto, partiu de um processo movido pelo Sindicato contra a UFG, que sequer processava o pedido dos docentes, afirmando que a legislação permitia o pagamento apenas para servidores que comprovassem o uso de transporte público.

A magistrada, acolhendo o argumento da Assessoria Jurídica do Adufg, julgou que exigir essa comprovação é desproporcional, uma vez que o custeio de locomoção dos professores não cessa pelo uso de transporte particular, não sendo razoável exigir que apenas quem utiliza transporte público seja beneficiado.

De acordo com o assessor Jurídico do Adufg, Igor Escher, a decisão traz mais equilíbrio na relação entre a universidade e os professores, já que o sistema de transporte público da capital é de baixa qualidade e, no interior, é praticamente inexistente. “É equivocada a conduta da UFG de exigir que os professores se submetam a um serviço precário para serem ressarcidos dos gastos diários com locomoção ao trabalho”, argumentou.

A decisão ainda cabe recurso da universidade e não tem aplicação imediata.