Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 09/11/2021 - Notícias

Diretoria do Adufg-Sindicato lamenta a morte de Iris Rezende Machado

Político morreu na madrugada desta terça-feira (09)

Diretoria do Adufg-Sindicato lamenta a morte de Iris Rezende Machado

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) lamentou, em nota de pesar, a morte do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende. "Notícia recebida com muito pesar", afirma o texto.

Confira, abaixo, a íntegra da nota:


NOTA DE PESAR
É com muito pesar que a diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) recebe a notícia da morte do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, nesta terça-feira (09/11). Aos 87 anos, o político lutava contra complicações provocadas por um acidente vascular cerebral.

Nascido em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás, Iris formou-se em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 1959, foi o vereador com maior número de votos e o mais jovem da história de capital, aos 25 anos. Em 1962. Foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que seu mandato chegasse ao fim.

Após o fim da ditadura, o político foi eleito governador de Goiás por dois mandatos. Também foi senador da República e prefeito de Goiânia em outras três ocasiões. Iris, foi, ainda ministro da Agricultura do governo de José Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Neste momento tão difícil, a diretoria do Adufg-Sindicato lamenta a morte de Iris e manifesta sua solidariedade aos seus familiares e amigos.

Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás