Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 20/12/2021 - Notícias

Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem está imunizando contra Covid-19 e Influenza

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Adultos e adolescentes da comunidade em geral podem se vacinar

Sala de Vacinas da Faculdade de Enfermagem está imunizando contra Covid-19 e Influenza

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) inaugurou recentemente a Sala de Vacinas contra a Covid-19 e Influenza. O projeto será permanente e o atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8 e 16 horas, exceto feriados. A Sala de Vacinas é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e UFG. A unidade está localizada na Rua 227, quadra 68, no Setor Universitário.

Segundo a diretora da Faculdade de Enfermagem e coordenadora da Sala de Vacinas, Claci Fátima Weirich Rosso, a Sala de Vacinas é aberta para a comunidade em geral e não apenas servidores ou alunos da universidade, exceto crianças (apenas adultos e adolescentes). Ela explica que estão sendo ofertados os imunizantes de primeira, segunda e terceira dose da Covid-19 e também contra a Influenza, em função do aumento de casos de gripes em decorrência da baixa cobertura vacinal durante a campanha no início do ano de 2021. “Temos o projeto de incluir vacinas contra outras doenças a partir do próximo ano”, acrescenta. A diretora da FEN/UFG afirma ainda que a parceria com o Adufg-Sindicato e o Sint-Ifes durante as campanhas de vacinação dos professores e servidores deve permanecer.

Claci revela que a Sala de Vacinas faz parte da Ala Florence Nightingale, recentemente inaugurada. Ela explica que neste espaço há diversos outros projetos em execução, como o Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares, laboratórios de pesquisa, laboratório de simulação clínica, central de esterilização de materiais e outros. “A Sala de Vacinas faz parte de todo esse espaço que vem para fortalecer o ensino e pesquisa dentro da universidade e aproxima a sociedade em geral da UFG. Recebemos a população aqui dentro da nossa instituição, conversamos, recebemos feedbacks. Estamos muito satisfeitos com esse cuidado que estamos oferecendo para a sociedade em um momento de pandemia.”

Para se vacinar é necessário apresentar documento pessoal com foto e, para segunda dose ou terceira, o comprovante de vacinação. Claci explica, ainda, que não é mais necessário prazo de espera entre a dose da vacina contra a Covid-19 e Influenza, podendo ser aplicadas no mesmo dia. Já para a terceira dose (ou dose de reforço) da Covid-19, é preciso ter recebido a segunda dose do imunizante há pelo menos quatro meses.