Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/12/2021 - Notícias

Adufg, Sint-Ifesgo e DCE pedem que UFG recorra contra suspensão do passaporte de vacinação

Entidades só apoiarão retomada de atividades presenciais mediante exigência do comprovante de imunização contra a Covid-19

Adufg, Sint-Ifesgo e DCE pedem que UFG recorra contra suspensão do passaporte de vacinação

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), o Sint-Ifesgo e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) pediram nesta quarta-feira (22/12), que a Universidade Federal de Goiás (UFG) recorra junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar o habeas corpus cível do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que suspendeu a implantação do passaporte de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) nas dependências da instituição de ensino. “A decisão da desembargadora Ângela Catão ignora a autonomia universitária e as deliberações da comunidade acadêmica, formada por professores, servidores e estudantes”, diz o ofício.

No documento, as três entidades informaram à universidade que não apoiarão a retomada das atividades presenciais sem que o passaporte seja implantado. “Sabemos da importância do ambiente acadêmico para a formação, mas entendemos que a preservação da vida deve ser sempre prioridade”. O ofício lembra, ainda, que o próprio STF, corte máxima do Judiciário, decidiu adotar o comprovante de imunização para que qualquer pessoa tenha acesso às suas dependências.

As entidades também ressaltaram que medidas legaisjá estão sendo estudadas para reverter a decisão. “Essa decisão é inaceitável. Na visão da ciência, o passaporte de vacinação é uma política pública para a proteção coletiva e o estímulo da imunização. Todos os dados científicos comprovam que vacinas salvam vidas”, afirma o presidente do Adufg, professor Flávio Alves da Silva.

O passaporte de vacinação foi aprovado pelo Conselho Universitário da UFG em 26 de novembro. No total, foram 55 votos favoráveis e duas abstenções.