Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/01/2022 - Notícias

Observatórios do Estado Social Brasileiro e do Mundo do Trabalho divulgam relatório sobre o ensino remoto emergencial

Pesquisa foi realizada com discentes do IFG, da UFG e da UEG

Observatórios do Estado Social Brasileiro e do Mundo do Trabalho divulgam relatório sobre o ensino remoto emergencial

O Observatório do Estado Social Brasileiro (UFG, UEG e IF Goiano), em parceria com o Observatório do Mundo do Trabalho (IFG), promoveu um estudo sobre o Ensino Emergencial Remoto a partir das experiências do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG).  A pesquisa retrata a vulnerabilidade dos discentes, cujos desafios transcenderam não apenas do formato presencial para o remoto, como também a dificuldade de acesso à Internet para a permanência dos estudos. Além disso, o resultado do estudo mostra o papel importante e a responsabilidade das instituições públicas para com a inclusão social.

Durante o estudo, os pesquisadores disponibilizaram um questionário com 49 questões no GoogleDocs, em datas distintas, para os discentes do IFG, da UFG e da UEG. Algumas questões foram adaptadas para atender demandas específicas. A avaliação do conjunto das respostas foi considerada a partir dos contextos de inserção regional das instituições.

Trecho do relatório explica que a motivação para a pesquisa não passou, apenas, pela compreensão da forma como discentes, docentes e servidores técnico-administrativos enfrentaram os desafios cotidianos do Ensino Remoto Emergencial (ERE), mas também as consequências da pandemia da Covid-19 para a sociedade no futuro. “Sequelas de uma tragédia, agravada pela negligência política, que mudou nossa forma de trabalhar, de estudar e de se relacionar”, diz trecho do relatório.

O relatório pode ser acessado aqui.