Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 06/01/2022 - Notícias

Diretoria do Adufg destaca atuação do professor Edward Madureira na luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade

Docente deixa a reitoria da UFG

Diretoria do Adufg destaca atuação do professor Edward Madureira na luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade

O Adufg-Sindicato reconhece a importância do trabalho do professor Edward Madureira Brasil, que deixa a reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente sindicalizado, Edward teve papel decisivo na luta pelo ensino público, gratuito e de qualidade.

Engenheiro Agrônomo formado pela própria UFG, Edward possui mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela instituição. Já foi diretor da Escola de Agronomia por dois mandatos e tornou-se reitor da UFG pela primeira vez entre 2006 e 2014. Valorizamos ainda o seu papel na expansão da universidade e na execução de programas como o Reuni além de programas de inclusão, a fim de criar uma universidade mais justa e igualitária.

Nos anos de 2010 e 2021, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Ao liderar a entidade, especialmente no último ano, o reitor defendeu as universidades dos ataques sofridos do Governo Federal. Edward também foi secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), entre novembro de 2015 e setembro de 2016.

Desejamos ainda muitas lutas e conquistas ao professor Edward, sobretudo diante de momentos em que nos deparamos com a negação da ciência e a negligência da educação superior pública, gratuita e de qualidade. Que a sua atuação possa continuar a serviço da sociedade goiana!

Goiânia, 06 de janeiro de 2021
Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás