Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 24/01/2022 - Notícias

Portaria vai regulamentar exigência do comprovante de vacinação na UFG

Documento foi discutido em reunião da Reitoria com diretores de unidades acadêmicas

Portaria vai regulamentar exigência do comprovante de vacinação na UFG

A Universidade Federal de Goiás (UFG) publicará, nos próximos dias, uma portaria para regulamentar a exigência de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) nas dependências da instituição. O assunto foi discutido na última semana, em reunião entre Reitoria e diretores de unidades acadêmicas. Vale ressaltar que o passaporte de vacinação foi aprovado em novembro do ano passado pelo Conselho Universitário (Consuni), com 55 votos favoráveis. A pauta foi colocada em votação após pedido do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato).

Na época, o presidente da entidade, professor Flávio Alves da Silva, destacou a importância do ambiente acadêmico e defendeu prioridade na preservação da vida. “Na visão da ciência, o passaporte de vacinação é uma política pública para a proteção coletiva e o estímulo da imunização. Vacinas salvam vidas e todos os dados científicos comprovam isso”, afirmou.

Além do pedido de inclusão do tema na reunião do Consuni, no início de novembro, em ofício conjunto, o Adufg-Sindicato, o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) pediram que as três universidades federais localizadas em Goiás (UFG, UFJ e UFCAT) implantassem o passaporte de vacinação de professores, técnicos e alunos.

Como encaminhamento, a reunião da última semana estabeleceu que antes da publicação será realizado um estudo das condições jurídicas da Portaria para que ela tenha efetividade dentro da instituição. A ampliação das atividades presenciais na UFG estava prevista para 17 de janeiro de 2022, mas devido às condições sanitárias foi adiada para 31 de janeiro.