Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 11/04/2022 - Notícias

Espaço Saúde passa a contar com fisioterapia uroginecológica

Modalidade possibilita benefícios à saúde e à qualidade de vida de homens e mulheres

Espaço Saúde passa a contar com fisioterapia uroginecológica

O Espaço Saúde do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) passou a contar com atendimento em fisioterapia uroginecólogica. A modalidade é indicada para o tratamento e prevenção de disfunções do assoalho pélvico, abrangendo as áreas da ginecologia, urologia, coloproctologia e sexualidade. O atendimento é realizado às segundas e quartas-feiras, das 8 às 11 horas, e às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. Os interessados devem entrar em contato com o setor de planos assistenciais do sindicato, onde será liberado o voucher para realização das sessões.

Responsável pelo atendimento, a fisioterapeuta Patrícia Leite explica que a técnica contribui com a saúde e a qualidade de vida de mulheres e homens. “Muitas pessoas que sofrem com disfunções do assoalho pélvico se isolam, temendo que algo aconteça em ambiente público. Isso interfere nas suas relações interpessoais e provoca até sintomas depressivos. A fisioterapia uroginecológico surge como uma forma de evitar esses problemas”, afirma.

Entre os problemas tratados pelo serviço, estão: a incontinência urinária (perda involuntária de urina), prolapsos útero vaginais, incontinência fecal (perda involuntária de fezes) e disfunções sexuais (vaginismo, dispareunia e outros). Nos homens, a fisioterapia pode contribuir para o tratamento de patologias que envolvem a próstata e nas complicações da prostatectomia (cirurgia de retirada da próstata).

A profissional
Patrícia Leite é graduada em fisioterapia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Doutora em Ciências da Saúde pela FM/UFG. É, também, especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) e atua como docente e supervisora de estágio nas áreas de saúde da mulher e do homem, saúde pública e metodologia do Ensino Superior (PUC-GO). Atua, ainda, como fisioterapeuta na Clínica Toccare Saúde.