Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 14/04/2022 - Notícias

Nota do Adufg-Sindicato em defesa de realização de concursos públicos para a educação de Goiás

Nota do Adufg-Sindicato em defesa de realização de concursos públicos para a educação de Goiás

A diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) expressa o seu total apoio à luta pela realização dos concursos públicos para a educação em Goiás, em especial à Associação de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas da UFG (APG-UFG), que ao lado de diversas outras entidades estudantis, sindicais e populares vêm se mobilizando de maneira intensa para que seja superado o déficit de mais de 14 mil vagas para a educação.

Sabemos que a falta de concursos públicos para professores afeta, sobretudo, os cursos de humanidades, fundamentais para a formação do pensamento crítico e para a construção de um novo tipo de conhecimento. Tais cursos possibilitam aos alunos da rede pública alcançar patamares que sempre lhes foram negados.

Nós, como representantes de docentes de universidades que formam todos os anos milhares de professores, olhamos com preocupação para a lógica neoliberal que está instalada no governo de Goiás, que segue o exemplo nacional e trabalha cotidianamente pelo sucateamento da educação pública e pela precarização do trabalho docente. Tudo isso por meio de contratos de trabalho por tempo indeterminado, oferecendo baixos salários e nenhuma garantia de estabilidade, autonomia e dignidade no exercício docente.

Por fim, entendemos que a luta contra a precarização do ensino público, gratuito e de qualidade deve ocorrer nos mais diversos níveis da administração e nos mais diversos campos da sociedade, por serem os professores e professoras agentes fundamentais no processo de construção do conhecimento e a educação a condição indispensável de transformação da realidade que necessitamos promover. Por isso, o Adufg-Sindicato se coloca nessa luta e exige do governo de Goiás a realização de concurso público já!

Goiânia, 14 de abril de 2022