Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/02/2023 - Nota de Falecimento

Diretoria do Adufg-Sindicato lamenta a morte da ex-deputada federal Dona Iris de Araújo

Diretoria do Adufg-Sindicato lamenta a morte da ex-deputada federal Dona Iris de Araújo

Foi com profundo pesar que a diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) recebeu a notícia do falecimento da ex-deputada federal Iris de Araújo. Parlamentar por dois mandatos consecutivos na Câmara Federal, entre 2007 e 2015, Dona Iris foi primeira-dama nos dois mandatos de seu marido, Iris Rezende Machado, como governador de Goiás e quatro como prefeito de Goiânia.

No processo de redemocratização, no início dos anos 1980, foi uma das lideranças que atuaram nos movimentos pela conquista da democracia. Ela participou ativamente na mobilização dos municípios de Goiás para fazer de Goiânia o palco do primeiro grande comício pelas Diretas Já.

Dona Iris foi candidata a vice-presidente da República nas eleições de 1994 na chapa do PMDB, partido ao qual ela chegou a presidir o diretório nacional em 1995 e 1998. Designada como suplente do ex-senador Maguito Vilela, Dona Iris assumiu o cargo de senadora em 2003.

Neste momento tão difícil, a diretoria do Adufg-Sindicato lamenta a perda e manifesta suas condolências aos familiares e amigos da ex-deputada. Que sua família seja confortada neste momento de profunda tristeza para toda a população goiana.
 


Goiânia, 22 de fevereiro de 2023
Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás