Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 29/05/2023 - Metrópoles, Na mídia

Enfrentamento ao racismo também é desafio na Educação, diz secretária do MEC

Enfrentamento ao racismo também é desafio na Educação, diz secretária do MEC

Em meio a uma série de desafios a serem enfrentados pelo Ministério da Educação (MEC) neste início de gestão, a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, destaca um que raramente é considerado na construção de políticas públicas: o enfrentamento ao racismo.

As marcas da desigualdade, porém, são visíveis nos dados. De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019, 65% dos alunos brancos apresentavam aprendizagem adequada em língua portuguesa no 5º ano do ensino fundamental. Entre os negros, porém, apenas 40%.

Em matemática, os índices eram ainda menores. Enquanto 56% dos alunos brancos alcançaram aprendizagem adequada da disciplina no 5º ano, 31% dos alunos negros tiveram o mesmo desempenho. A desigualdade se mantém no 9º ano do ensino fundamental e no ensino médio.

“Temos no Brasil uma estrutura de racismo que está comprovada, a gente inclusive sabe que temos uma diferença muito grande dos níveis de aprendizagem em relação a raça e nível socioeconômico”, destaca Kátia.