Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 05/01/2024 - Metrópoles, Na mídia

Ministério da Educação recua e diz não ter data para lançar novo Fies

Ministério da Educação recua e diz não ter data para lançar novo Fies

O Ministério da Educação admitiu não ter prazo definido para lançar o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), apesar das diversas promessas feitas pelo ministro Camilo Santana ao longo de 2023. O grupo de trabalho que elabora a reformulação do programa foi criado no dia 8 de março e tinha duração inicial de seis meses.

Camilo chegou a dizer, em entrevistas concedidas em julho, que o projeto estava pronto e seria apresentado até o fim daquele mês, o que não ocorreu. Em 22 de novembro, o ministro afirmou que enviaria a proposta para o Congresso até o final de 2023. Mais uma vez o prazo não foi cumprido.

Questionado pela coluna sobre qual era a data estipulada para o anúncio do novo Fies, o Ministério da Educação informou que a reestruturação do programa permanece em discussão no grupo de trabalho criado pela pasta.

“O novo desenho do Fies será oportunamente anunciado, com devida aprovação pelo Comitê Gestor do Fies (CGFIES), colegiado composto por representantes dos Ministérios da Educação, da Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Casa Civil da Presidência da República”, declarou o MEC.