Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/03/2023 - Jornal da Ciência, Na mídia

Brasil precisa investir 2% do PIB em ciência e tecnologia, defende vice-presidente da SBPC

Brasil precisa investir 2% do PIB em ciência e tecnologia, defende vice-presidente da SBPC

O aprimoramento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o aumento orçamentário do setor para 2% do Produto Interno Bruto (PIB) são caminhos essenciais para a retomada do crescimento científico no País. Este diagnóstico é parte de uma análise apresentada pela vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Fernanda Sobral, em aula magna realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Convidada pelo Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica da Unicamp, Sobral falou na última sexta-feira, dia 24, sobre o Projeto para um Brasil Novo, uma iniciativa realizada pela SBPC durante a campanha presidencial de 2022, que visou apresentar aos novos membros do parlamento e do Executivo diretrizes e propostas de políticas públicas para a reconstrução do país, a partir de uma série de debates com especialistas.

“Esse projeto mostrou que educação e ciência, tecnologia e inovação devem estar sempre associadas ao desenvolvimento do país”, ressaltou Sobral. A partir do projeto, foi estruturado um documento compilando as urgências do país, que foi entregue aos presidenciáveis nas últimas eleições.

“Algumas diretrizes recomendadas no documento já começaram a ser contempladas, como o aumento nos valores das bolsas da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e do CNPq [Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico]. Mas outras demandas urgentes ainda não ocorreram, como a revogação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016, conhecida como Teto de Gastos, que não tem possibilitado um financiamento adequado”, alertou Sobral.