Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/08/2023 - Carta Capital, Na mídia

Governos pedem ao MEC que mudanças no Novo Ensino Médio só passem a valer em 2025

Governos pedem ao MEC que mudanças no Novo Ensino Médio só passem a valer em 2025

Os secretários estaduais de educação solicitaram ao Ministério da Educação que as mudanças relativas ao Novo Ensino Médio só sejam adotadas a partir do ano letivo de 2025.

Essa é uma das reivindicações entregue à pasta no início da tarde desta segunda-feira 21 em carta assinada pelo presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi, pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Vitor de Angelo, e pelo presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação, Ricardo Tonassi.

“Qualquer mudança a ser implementada exige um período de transição factível”, justifica o grupo para ancorar o pedido. Os proponentes apontam ainda que como o Novo Ensino Médio já foi implementado em todos os estados brasileiros, bem como as respectivas regulamentações curriculares, eventuais mudanças implicariam em novos ajustes, “o que se torna inviável para o ano letivo de 2024, cujo planejamento já teve início à luz da legislação vigente”, completam.

Na carta, o coletivo também faz outras defesas em relação à proposta apresentada pelo MEC após a finalização da consulta pública. O Ministério da Educação apontou, por exemplo, a retomada das 2400 horas mínimas para a formação geral básica, rompendo com as 1800 horas em voga pela reforma. O MEC previu mínimo de 2200 horas para os casos em que o estudante cursar, concomitantemente, cursos técnicos de 800 ou 1.000 horas.