Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 29/05/2023 - Correio Braziliense, Na mídia

Mata Atlântica: Marina reforça que Lula não permitirá flexibilização ambiental

Mata Atlântica: Marina reforça que Lula não permitirá flexibilização ambiental

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMAMC), Marina Silva, adiantou, em um vídeo divulgado nas redes sociais no sábado (28/5), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetará o dispositivo dentro da Medida Provisória (MP) da Mata Atlântica que afrouxa regras de preservação do bioma.

“Hoje tivemos uma notícia boa, como da primeira vez que esse dispositivo veio à cena, o presidente Lula disse novamente que vai vetar, e é disso que nós precisamos, de leis que ajudem a proteger todos os biomas brasileiros e a Mata Atlântica, que já foi tão castigada pela destruição e consegue agora se regenerar graças a leis protetivas”, anunciou.

Se passar, o desmatamento na Mata Atlântica passa a valer com a justificativa de utilidade pública para a implantação de linhas de transmissão de energia elétrica, de gasoduto ou de sistemas de abastecimento público de água. A compensação ambiental para esse tipo de vegetação e a primária que forem retiradas poderá ser feita em município vizinho e em área urbana em terrenos em áreas de preservação permanente.