Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 05/03/2024 - Artigo de Opinião

Vamos falar sobre autoestima?

Vamos falar sobre autoestima?

Como está sua vida? Como você se vê? Você está feliz consigo mesma?

Se sua postura diante da vida não anda lá essas coisas, está na hora de parar e pensar um pouco sobre como você se enxerga. Se você se vê de forma negativa e crítica, isso pode estar interferindo diretamente na sua autoestima.

Quando estamos com a autoestima baixa, nossa vida pessoal e/ou profissional tende a ficar mais complicada, prejudicando mais nosso desempenho e contribuindo para um círculo vicioso que diminui ainda mais nossa autoestima.

É necessário, primeiramente, compreendermos o conceito de autoestima, ele vai muito além do corpo e do que você vê no espelho. Em termos técnicos, a autoestima possui quatro pilares essenciais que precisam estar em equilíbrio:

1. Autoimagem: qual a nossa opinião sobre nosso corpo e sobre nossa aparência física;

2 . Autoconceito: o que pensamos sobre nós mesmos, sobre nosso caráter e quem somos;

3. Autoeficácia: o quanto acreditamos e confiamos em nossa capacidade de realizar as atividades e superar os desafios da vida.

4. Autoreforço: o quanto reconhecemos nossa capacidade quando conquistamos nossos objetivos.

Podemos melhorar nossa autoestima?

Sim! Entretanto não existe fórmula mágica. A melhora da autoestima se dá através de um processo gradual. Para isso, você precisa construir a pessoa que quer ser com pequenos passos todos os dias, fortalecendo os quatro pilares da autoestima. Isto pode ocorrer por meio de pequenas mudanças de comportamentos, como:

Tenha rotina e disciplina. Cada pequena tarefa concluída reforça sua crença de capacidade.

Estude e se dedique mais na sua área profissional. O conhecimento te proporcionará confiança e segurança, aumentando as sensações de competência e utilidade.

Cuide de você e do seu corpo pra se sentir bem. Faça atividade física diariamente, se esforce para comer mais saudável e se vestir melhor dentro do seu estilo.

Reconhecer pequenas conquistas como um trabalho bem feito, uma atividade realizada, um treino cumprido, uma dieta seguida, uma ajuda ofertada, enfim, reforçar nossos acertos diante de algo bom que fizemos.

Fique atento às suas emoções e anote em um papel quando se sentir triste ou com raiva e o pensamento que gerou essa emoção negativa;

Faça algo por e para você, alguma coisa que você goste;

Cultive seus amigos e tenha uma vida social. Se isolar não ajuda a melhorar a autoestima de ninguém;

Evite se comparar aos outros. Quando você compara sua vida com a dos outros sempre fica em desvantagem. Você não sabe como é realmente a vida de ninguém.

Reconheça suas qualidades e defeitos. Se comprometa a melhorar aquilo que for possível mudar e aceite o que não for.

Quando nos conhecemos melhor, nos observamos com mais compaixão, aceitamos nossos erros, e nos comprometemos a mudar, podemos SIM reestruturar nossas crenças e melhorar a nossa autoestima.

Comece hoje mesmo!

Precisa de ajuda nesse processo?

Vamos juntas.

Texto escrito pela psicóloga Daniele Marcasso