Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 01/12/2023 - Planos assistenciais

Adufg-Sindicato renova contrato com o plano de saúde

Adufg-Sindicato renova contrato com o plano de saúde

Após intenso processo de negociação, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) renovou contrato com a Unimed Goiânia para oferta de assistência médica aos filiados e dependentes. Conforme aprovado em assembleia realizada em 20 de setembro, a entidade apresentou uma contraproposta de 14,25% e o aceite do item 3 da contraproposta da Unimed Goiânia (congelamento dos planos por adesão sem coparticipação), o que após nova devolutiva acabou sendo aceito pela Unimed Goiânia. O reajuste constará na mensalidade a vencer em dezembro, respeitada a data base do contrato.

Devido ao congelamento, fica estabelecido que, para os contratos sem coparticipação e coparticipação somente em consultas, não serão admitidos novos beneficiários. A medida, no entanto, não se aplica nas seguintes hipóteses: ingresso de recém-nascido, natural ou adotivo; cônjuge do beneficiário titular e; filho adotivo (menor de 12 anos), aproveitando o período de carência já cumpridos pelo usuário adotante, desde que incluídos dentro dos 30 primeiros dias do nascimento, casamento (certidão de casamento) ou adoção. Vale ressaltar que os contratos cooperativos não contemplam agregados.

Como o reajuste de 14,25% passa a valer a partir de outubro de 2023, serão cobrados dois retroativos: o primeiro é referente ao mês de outubro de 2023, cuja cobrança será inserida na mensalidade com vencimento em dezembro de 2023. A segunda cobrança retroativa equivale ao mês de novembro de 2023, que constará na mensalidade com vencimento em janeiro de 2024.

Retrospectiva
Inicialmente, o reajuste proposto pela Unimed foi de 17,48% e o pagamento do aporte de R$ 6.831.421,82. O índice foi rejeitado em assembleia realizada no dia 30 de agosto e o Adufg-Sindicato encaminhou contraproposta de 10,28%. A prestadora, por sua vez, propôs 21,48 % de reajuste, o congelamento dos planos sem coparticipação e a migração dos beneficiários dos planos Saúde Empresarial e Unibrasil Empresa para os produtos com Coparticipação, o que foi prontamente rejeitado na assembleia do dia 20 de setembro, que, por sua vez, aprovou o encaminhamento de contraproposta de 14,25% e o aceite da proposta de congelamento dos planos sem coparticipação. As duas solicitações foram atendidas após encaminhamento de ofício redigido pela diretoria do Adufg-Sindicato.

Clique aqui e confira a nova tabela.