últimas notícias

Notícias

Dia da Independência é marcado por protesto contra os ataques à Educação

Publicado em : 09/09/2019

Foi realizada no último sábado, 7 de setembro, uma manifestação em repúdio ao Governo Federal e suas ações contra a Educação e as universidades públicas brasileiras. Enquanto acontecia o desfile do Dia da Independência na Avenida Tocantins, no Centro de Goiânia, mais de mil pessoas vestidas de preto participaram do protesto composto por professores, estudantes, técnicos-administrativos, servidores públicos de outras categorias, movimentos sociais e membros da comunidade em geral.

Em nome do Adufg-Sindicato, o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Abraão Garcia Gomes, declarou que “estamos aqui conscientes de que este momento é importante uma vez que esta pátria que deveria ser independente está sendo entregue aos interesses internacionais e nós como formadores de opinião junto com os estudantes, os servidores técnicos e os movimentos sociais, viemos demonstrar nossa indignação”, reforçou.

“Estou na manifestação contra o governo Bolsonaro, contra o corte de bolsas, contra o corte de orçamento das universidades públicas, em especial na UFG”, disse a professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Daniela de Melo e Silva, “precisamos nos manifestar, nos posicionar e vir para as ruas para defender a qualidade das nossas pesquisas e dos nossos estudantes e mostrar o valor e a importância dessas bolsas que foram cortadas e a necessidade de reverter este contingenciamento”.

Mesmo ocorrendo no sábado de feriado, a manifestação atraiu um grande número de docentes da UFG. “Estou aqui para lutar contra esse governo fascista, que está acabando com todos os direitos conquistados com muita luta e a duras penas por parte dos trabalhadores e estudantes ao longo da história brasileira”, disse o professor Elias Nazareno, da Faculdade de História (FH), “é necessária mais do que nunca uma reação por parte de toda a sociedade contra os desmandos e absurdos que vem acontecendo por parte deste governo que está no poder”.

Não só da ativa, mas também aposentados: “estou aqui para protestar contra este desgoverno. Não se sabe para onde vai o País, sinto uma desesperança muito grande. Por isto é momento de juntar as forças e construir uma alternativa que hoje não existe”, disse o professor e ex-presidente do Adufg-Sindicato, Fernando Pereira.

Assim como alunos. “Estamos indo pra rua em repúdio aos ataques contra a Educação e a ciência no Brasil. O CNPq está sendo fortemente atacado, perdemos muitas bolsas de pós-graduação e isso provavelmente vai ocasionar a morte da ciência no País”, disse o doutorando Rhewter Nunes.

Em nome do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a coordenadora Letícia Scalabrini, disse que “a nossa luta hoje é em defesa da Educação, patrimônio público que este governo quer destruir. Lutamos contra os retrocessos que estamos vivendo  e que não podemos aceitar”.

Remover Filtro

Goiânia sedia 2º Simpósio sobre a importância da mulher na construção de um parlamento democrático

20/09/2019

Evento reúne instituições de Goiás para discutir participação da mulher na política. Diretora do Adufg, Geovana Reis, integra o Simpósio 

Muito mais que uma carteirinha

20/09/2019

Artigo publicado por Iago Montalvão, presidente da UNE, na Folha de São Paulo

ADUFG e UFJ promovem Festival Todas As Artes, em Jataí

20/09/2019 Monique Arruda - Comunicação Adufg

Evento acontece de 19 a 21 de setembro e contará com shows de artistas renomados, oficinas, espetáculos teatrais e mostra de cinema 

Docentes da UFG recebem honraria da Câmara de Goiânia

19/09/2019

Solenidade aconteceu nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, no plenário da Casa

Ex-presidentes da Andifes lançam manifesto em defesa das universidades

18/09/2019

23 ex-dirigentes alertam que mais de 300 campi serão afetados se o bloqueio de recursos não for revertido 

ADUFG convoca para Assembleia Extraordinária

18/09/2019

Reunião falará sobre a paralisação nacional da educação nos dias 2 e 3 de outubro

ADUFG integra Assembleia Universitária da UFG

18/09/2019

Comunidade acadêmica discutirá sobre a situação orçamentária e o Programa Future-se no Centro de Eventos do Campus Samambaia 

ADUFG participa de debate na Câmara Municipal sobre a crise e os cortes de verbas da UFG

17/09/2019 Monique Arruda

Sessão foi proposta pelo vereador Anselmo Pereira e será realizada nesta quinta-feira (19). Na oportunidade, vários docentes e pesquisadores serão homenageados 

ADUFG protocola mandado de injunção para que docentes que tenham deficiência possam se aposentar de forma especial

16/09/2019

Em painel sobre Estado de exceção, Jacson Zilio fala sobre como o lawfare tenta conquistar a opinião popular

16/09/2019 Texto: José Abrão/ Fotos: Jean Souza (estagiário de Jornalismo)
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás