últimas notícias

Notícias

Professor do ICB lidera artigo publicado na revista Science

Publicado em : 20/07/2018

Autor : Ascom Adufg-Sindicato

A revista científica Science, uma das mais conceituadas do mundo, publicou hoje (19/7) o artigo Modelling the ecology and evolution of biodiversity: Biogeographical cradles, museums, and graves. O pesquisador responsável é o professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e membro do departamento de Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (UFG), Thiago Rangel.

Ele divide a liderança do projeto com o estadunidense Robert Colwell, que foi seu orientador de doutorado. No total, nove pesquisadores atuantes em cinco países assinam o trabalho, sendo que quatro deles são aqui da UFG, em Goiânia. A conquista é tão relevante que o professor já foi procurado por diversos veículos de comunicação das mídias nacional e internacional.

Biodiversidade

A publicação é sobre a origem da biodiversidade na América do Sul. Na pesquisa foi usado um modelo de simulação digital para reproduzir os últimos 800 mil anos de processos climáticos no continente para observar e comparar os padrões de diversidade da simulação com o que temos no mundo natural.

No final, os resultados obtidos foram muito próximos da realidade e permitiram corroborar uma hipótese corrente entre os pesquisadores de Ecologia: sobre a importância da cordilheira dos Andes para o acúmulo de biodiversidade na região, especialmente na floresta amazônica. No modelo, os pesquisadores chegaram a remover as montanhas, o que resultou na queda gradual do número de espécies.

“Tem vários marcos aí. Esse é o primeiro artigo de pesquisa liderado pelo pessoal da UFG. Não apenas liderado por um professor da UFG, mas por um professor que fez graduação na UFG, acho que isso é mais simbólico ainda”, destaca o Thiago. Ele ainda chama atenção para o valor da formação e produção regionais “eu sou goianiense, o único do departamento. O ICB está fazendo 50 anos”.

 

Esforço e reconhecimento

Rangel também ressalta o esforço de professores do departamento e do Instituto nas últimas décadas. Ele conta que o artigo é o resultado deste esforço conjunto de anos de trabalho. “O grupo de Ecologia e Evolução da UFG é o mais produtivo do país e temos patamar internacional. A gente recebe muita gente de fora. Hoje, no departamento, devemos ter uns quatro ou cinco pós-doutorandos europeus e americanos que vêm estudar com a gente. Eu diria que esse artigo é o que faltava”, finaliza.

Em tempos de Emenda Contitucional (EC) 95, além de vários cortes na educação e na ciência, o professor destacou que esta conquista veio com recursos nacionais e dinheiro público. O financiamento foi em partes financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Sou muito grato às oportunidades que o Brasil me deu. Estudei em universidade pública desde a graduação. Meu doutorado foi pago pelo país, minha pesquisa é paga pelo país, meu salário é pago pelo país. A mensagem é de que é possível fazer isso aqui. Eu saí daqui [UFG] mesmo, sentei no mesmo banco que meus alunos”, finaliza.

Para Thiago Rangel, “a ficha ainda não caiu”, mas o sentimento é de dever cumprido, de mostrar aos estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como aos colegas de trabalho, que o caminho é árduo mas que é possível fazer valer a pena, principalmente com a colaboração e o trabalho em equipe.

Assista AQUI ao vídeo em que Thiago explica detalhadamente a pesquisa.

O artigo pode ser conferido na íntegra no LINK.

Remover Filtro

Professor(a), fique atento(a) à data de vencimento do Cartão Unimed

14/12/2018

Certifique-se que a data de vencimento não coincide com o período de recesso do sindicato

Jataí terá atendimento jurídico no dia 17/12

14/12/2018

Professores interessados em marcar horário devem entrar em contato com a secretaria da subsede

Palestra discute previdência privada

14/12/2018

Evento ocorreu na manhã de quinta-feira (13/12) na Escola de Agronomia

Metodologias de ensino viram exposição na Faculdade de Farmácia

13/12/2018

Material produzido por alunos da pós-graduação ficam expostos até o dia 21/12 (sexta-feira)

V Prêmio SBPC acontece nesta terça-feira

13/12/2018

Solenidade será realizada no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás a partir das 19 horas, onde também ocorre o lançamento do Guia e Exposição de Fotos “Um olhar perspicaz: os bens tombados e acautelados de Goiânia” e a

Musicoterapia homenageia professora pioneira do curso em Goiás

12/12/2018

Leomara Craveiro de Sá foi uma das fundadoras da graduação e pesquisas na área. Evento acontece nesta sexta-feira, dia 14 de dezembro, na Clínica de Musicoterapia da UFG

Adufg- Sindicato divulga recesso das atividades durante o fim de ano

12/12/2018

Projeto Escola Sem Partido será arquivado

12/12/2018

Professor(a), tenha controle de seu cadastro do plano de saúde no site da Unimed

12/12/2018

Em caso de problemas, comunique a coordenação de planos assistenciais

 

Adufg ganha, em primeiro grau, ação proposta contra a UFG relativa a reposicionamento de professores aposentados

11/12/2018

Magistrado considerou que lei não impede que benefício seja estendido a docentes inativos da universidade

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás