últimas notícias

Notícias

MEC divulga nota sobre greve nas IFEs

Publicado em : 28/05/2015

Fonte : Fonte: MEC -

Na noite de ontem o MEC publicou, em seu site, uma nota intitulada “Diálogo com a comunidade das instituições federais de ensino”. Na nota O Ministério se pronuncia sobre a greve nas Instituições Federais de Ensino Superior.

Segue abaixo, na íntegra:

“Diálogo com a comunidade das instituições federais de ensino

Durante todo o ano, o Governo Federal, e em especial o Ministério da Educação, dialoga com todos os setores das instituições federais de ensino superior – servidores, estudantes, professores e dirigentes – que apresentam as mais variadas demandas. Tal permanente diálogo demonstra a proximidade entre o Poder Público e a comunidade das universidades e institutos federais.

Este relacionamento visa sempre a uma maior integração e entendimento de todas as partes, de modo que a cada ano várias demandas se veem atendidas, enquanto outras são revisadas para serem ou não realizadas em momentos subsequentes. Normalmente o Poder Público atende tanto quanto pode, segundo realidades conjunturais, recursos disponíveis, agendas e acordos consagrados, sempre tendo em vista o superior fim que é a educação inclusiva de qualidade.

Um problema que o Poder Público enfrenta há algum tempo – e não apenas neste momento –, contudo, é a decisão pela greve sem que seja precedida por um amplo diálogo. Numa circunstância em que há vontade por parte do Governo de ouvir e discutir as demandas, as greves – que sempre acarretam prejuízos à própria comunidade, especialmente aos estudantes, e à sociedade como um todo, que contribui com seu trabalho para o financiamento do ensino superior público – só fazem sentido quando estiverem esgotados os canais de negociação.

O Ministério recebeu as entidades representativas de professores e servidores das universidades federais, nas últimas semanas, mas desde o início elas já informaram ter data marcada para a greve. Isto não é diálogo. O diálogo supõe a vontade de ambas as partes de conversar, só recorrendo à greve em último caso.

A resolução das divergências e necessidades que surgem para o entendimento entre as partes deve ocorrer – sempre que possível – pelo diálogo contínuo. Paralisações de viés combativo só devem acontecer quando não houver outros meios de resolver as questões. Se por um lado o Ministério ouve demandas sobre o que é preciso fazer e mudar na gestão das instituições federais – inclusive na gestão interna das próprias instituições, o que não é atribuição direta do MEC –, por outro recebe notas de perplexidade de todos aqueles que têm seu trabalho prejudicado e discordam dessa forma de condução do processo de greve.

O Ministério da Educação continua, portanto, aberto ao diálogo com a comunidade das instituições federais para, juntos, trilharmos os melhores caminhos para alcançar uma educação cada vez melhor neste País.

Assessoria de Comunicação Social”

 

Com informações do MEC

Remover Filtro

Adufg-Sindicato sedia I Seminário do Fórum Goiano Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista

15/02/2019 Ascom Adufg-Sindicato

Previdência: proposta é de idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, diz secretário

15/02/2019 Por Guilherme Mazui e Gustavo Garcia, G1 — Brasília

Período de transição previsto é de 12 anos. Presidente assinará proposta no dia 20

Inscrições para o curso de "Processo Criativo e Desenho" começam nesta segunda, 18

15/02/2019

Oficina de Pathwork continua com as inscrições abertas

15/02/2019

As aulas serão realizadas às quartas, a partir do dia 13/03, das 9h às 11h

Ingressos gratuitos para a 12ª Mostra “O Amor, a Morte e as Paixões” estão disponíveis nesta segunda-feira, 18

14/02/2019

Cada professor sindicalizado tem direito a quatro ingressos, que podem ser retirados no Adufg-Sindicato; evento acontece no cinema Lumière do Banana Shopping, entre dias 20/02 e 06/03

Decisão liminar reconhece ilegalidade no desconto do auxílio-creche e assistência pré-escolar

13/02/2019

A ação proposta pelo Adufg-Sindicato busca também a restituição dos valores cobrados nos últimos cinco anos

Assessoria jurídica do Adufg-Sindicato divulga andamento das ações

13/02/2019

Aviso para beneficiários da Ação de Incorporação de parcelas da vantagem denominada de 5ºs/VPNI de CD/FG

12/02/2019

Aviso para beneficiários da Ação da Isenção da CPSS sobre o Adicional de Férias

12/02/2019

Diretoria continuará negociação com Unimed, decide Assembleia

12/02/2019
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás