últimas notícias

Notícias

MEC divulga nota sobre greve nas IFEs

Publicado em : 28/05/2015

Fonte : Fonte: MEC -

Na noite de ontem o MEC publicou, em seu site, uma nota intitulada “Diálogo com a comunidade das instituições federais de ensino”. Na nota O Ministério se pronuncia sobre a greve nas Instituições Federais de Ensino Superior.

Segue abaixo, na íntegra:

“Diálogo com a comunidade das instituições federais de ensino

Durante todo o ano, o Governo Federal, e em especial o Ministério da Educação, dialoga com todos os setores das instituições federais de ensino superior – servidores, estudantes, professores e dirigentes – que apresentam as mais variadas demandas. Tal permanente diálogo demonstra a proximidade entre o Poder Público e a comunidade das universidades e institutos federais.

Este relacionamento visa sempre a uma maior integração e entendimento de todas as partes, de modo que a cada ano várias demandas se veem atendidas, enquanto outras são revisadas para serem ou não realizadas em momentos subsequentes. Normalmente o Poder Público atende tanto quanto pode, segundo realidades conjunturais, recursos disponíveis, agendas e acordos consagrados, sempre tendo em vista o superior fim que é a educação inclusiva de qualidade.

Um problema que o Poder Público enfrenta há algum tempo – e não apenas neste momento –, contudo, é a decisão pela greve sem que seja precedida por um amplo diálogo. Numa circunstância em que há vontade por parte do Governo de ouvir e discutir as demandas, as greves – que sempre acarretam prejuízos à própria comunidade, especialmente aos estudantes, e à sociedade como um todo, que contribui com seu trabalho para o financiamento do ensino superior público – só fazem sentido quando estiverem esgotados os canais de negociação.

O Ministério recebeu as entidades representativas de professores e servidores das universidades federais, nas últimas semanas, mas desde o início elas já informaram ter data marcada para a greve. Isto não é diálogo. O diálogo supõe a vontade de ambas as partes de conversar, só recorrendo à greve em último caso.

A resolução das divergências e necessidades que surgem para o entendimento entre as partes deve ocorrer – sempre que possível – pelo diálogo contínuo. Paralisações de viés combativo só devem acontecer quando não houver outros meios de resolver as questões. Se por um lado o Ministério ouve demandas sobre o que é preciso fazer e mudar na gestão das instituições federais – inclusive na gestão interna das próprias instituições, o que não é atribuição direta do MEC –, por outro recebe notas de perplexidade de todos aqueles que têm seu trabalho prejudicado e discordam dessa forma de condução do processo de greve.

O Ministério da Educação continua, portanto, aberto ao diálogo com a comunidade das instituições federais para, juntos, trilharmos os melhores caminhos para alcançar uma educação cada vez melhor neste País.

Assessoria de Comunicação Social”

 

Com informações do MEC

Remover Filtro

Abraham Weintraub também desmereceu os programas de mestrado e doutorado

23/05/2019

Adufg dispõe das últimas doses da gripe tetravalente

23/05/2019

UFG divulga perfil socioeconômico dos estudantes da graduação

23/05/2019

Segundo os dados, 75% dos alunos da UFG são de baixa renda com famílias que recebem até 1,5 salário mínimo 

Diretor do Adufg compõe Conselho Permanente de Acompanhamento da Promoção de Segurança e Direitos Humanos da UFG

23/05/2019

Professor Daniel Christino tomou posse hoje, 23 de maio, junto aos demais conselheiros

Professor Adão Peixoto publica artigo em defesa da filosofia no jornal O Popular

23/05/2019

Ingressos para o show da Vanessa da Mata já estão esgotados

23/05/2019

Amanhã, 24 de maio, às 9 horas, tem Assembleia Universitária em Jataí

23/05/2019

Fórum goiano discute ações para a grande paralisação do dia 30 de maio

23/05/2019

Na tarde da última terça-feira, 21 de maio, foi realizada a reunião do Fórum Goiano contra as Reformas da Previdência e Trabalhista. A pauta do encontro foi voltada para discussão dos últimos eventos com destaque para a Greve Nacional pela Educa&

Resultado do sorteio da Sede Campestre para o feriado da Padroeira de Goiânia

23/05/2019

Nota de Repúdio SINT-IFESgo

23/05/2019
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás