últimas notícias

Notícias

MEC divulga nota sobre greve nas IFEs

Publicado em : 28/05/2015

Fonte : Fonte: MEC -

Na noite de ontem o MEC publicou, em seu site, uma nota intitulada “Diálogo com a comunidade das instituições federais de ensino”. Na nota O Ministério se pronuncia sobre a greve nas Instituições Federais de Ensino Superior.

Segue abaixo, na íntegra:

“Diálogo com a comunidade das instituições federais de ensino

Durante todo o ano, o Governo Federal, e em especial o Ministério da Educação, dialoga com todos os setores das instituições federais de ensino superior – servidores, estudantes, professores e dirigentes – que apresentam as mais variadas demandas. Tal permanente diálogo demonstra a proximidade entre o Poder Público e a comunidade das universidades e institutos federais.

Este relacionamento visa sempre a uma maior integração e entendimento de todas as partes, de modo que a cada ano várias demandas se veem atendidas, enquanto outras são revisadas para serem ou não realizadas em momentos subsequentes. Normalmente o Poder Público atende tanto quanto pode, segundo realidades conjunturais, recursos disponíveis, agendas e acordos consagrados, sempre tendo em vista o superior fim que é a educação inclusiva de qualidade.

Um problema que o Poder Público enfrenta há algum tempo – e não apenas neste momento –, contudo, é a decisão pela greve sem que seja precedida por um amplo diálogo. Numa circunstância em que há vontade por parte do Governo de ouvir e discutir as demandas, as greves – que sempre acarretam prejuízos à própria comunidade, especialmente aos estudantes, e à sociedade como um todo, que contribui com seu trabalho para o financiamento do ensino superior público – só fazem sentido quando estiverem esgotados os canais de negociação.

O Ministério recebeu as entidades representativas de professores e servidores das universidades federais, nas últimas semanas, mas desde o início elas já informaram ter data marcada para a greve. Isto não é diálogo. O diálogo supõe a vontade de ambas as partes de conversar, só recorrendo à greve em último caso.

A resolução das divergências e necessidades que surgem para o entendimento entre as partes deve ocorrer – sempre que possível – pelo diálogo contínuo. Paralisações de viés combativo só devem acontecer quando não houver outros meios de resolver as questões. Se por um lado o Ministério ouve demandas sobre o que é preciso fazer e mudar na gestão das instituições federais – inclusive na gestão interna das próprias instituições, o que não é atribuição direta do MEC –, por outro recebe notas de perplexidade de todos aqueles que têm seu trabalho prejudicado e discordam dessa forma de condução do processo de greve.

O Ministério da Educação continua, portanto, aberto ao diálogo com a comunidade das instituições federais para, juntos, trilharmos os melhores caminhos para alcançar uma educação cada vez melhor neste País.

Assessoria de Comunicação Social”

 

Com informações do MEC

Remover Filtro

Professora da EMC/UFG recebe homenagem pelo Dia do Engenheiro

10/12/2018

Decisão no TST reafirma legitimidade representativa ao Adufg-Sindicato em Catalão

07/12/2018

 Ação movida pela entidade garante que se respeite a legitimidade do Adufg-Sindicato e impede que a Adcac pratique atos sindicais

Confira as últimas informações do Baile de Fim de Ano

07/12/2018

Evento acontece neste sábado, dia 08 de dezembro, e comemora os 40 anos do sindicato 

5ª edição do Baile UFG já tem data marcada

07/12/2018

O Baile UFG é destinado a pessoas que possuem vínculo com a Universidade: bolsistas, terceirizados, servidores TAE´s e docentes (ativos e aposentados), alunos e seus convidados

Adufg-Sindicato se reúne com reitor sobre nova ameaça de corte do adicional de insalubridade

07/12/2018

Adufg-Sindicato realiza 1º Encontro Jurídico com assuntos pertinentes à carreira docente

06/12/2018

Foram quatro mesas sobre aposentadoria, insalubridade, progressão e liberdade de cátedra

Confira a galeria de fotos da Festa do Professor de Jataí

05/12/2018

Último sabadart do ano foi realizado no dia 01/12

Papel da universidade diante do envelhecimento é discutido em encontro

04/12/2018

Diretor de assuntos de aposentadoria e pensão do Adufg-Sindicato, Abraão Garcia Gomes mediou mesa sobre finanças e aposentadoria durante evento

Liberdade de cátedra: orientações aos professores

04/12/2018

Nota oficial do Adufg-Sindicato sobre o ofício n° 227/2018/DFP/UFG

04/12/2018
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás