Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 20/06/2023 - Atuação política e sindical

GT de Direitos Humanos da Proifes-Federação discute participação das mulheres nas entidades sindicais da América Latina

GT de Direitos Humanos da Proifes-Federação discute participação das mulheres nas entidades sindicais da América Latina

O Grupo de Trabalho (GT) de Direitos Humanos da Proifes-Federação esteve reunido, na última semana, com a coordenadora regional da Internacional de Educação da América Latina (IEAL) e da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação, Gabriela Sancho. Na ocasião, foi abordada, entre outras questões, a participação das mulheres nas entidades sindicais da América Latina. A 1ª vice-presidenta do Adufg-Sindicato, professora Luciene Dias, participou da reunião.

Na oportunidade, a coordenadora da IEAL destacou que apontou a América Latina como uma das áreas mais desiguais do mundo em termos sociais, econômicos e políticos. Ela também destacou a importância das políticas de igualdade dentro dos sindicatos. “É importante definirmos o que é e como pensamos as políticas dentro da estrutura sindical para que possamos estabelecer estratégias que fortaleçam essas políticas, promovendo uma representatividade igualitária dentro das organizações sindicais”, afirmou.

A coordenadora do GT de Direitos Humanos da Proifes, Fernanda Castelano, também defendeu o debate sobre o tema. “Todas as discussões neste sentido têm sido fundamentais para o que temos debatido sobre a necessidade de uma política para as mulheres, em especial, uma política de paridade de gênero nas instâncias deliberativas e executivas nos sindicatos e na própria federação”, disse.

O presidente da Proifes, Nilton Brandão, também esteve presente. “Esse debate serve para que possamos construir políticas efetivas de igualdade de gênero. Esse encontro, por exemplo, nos proporciona um grande avanço na perspectiva de fortalecer a discussão dentro dos nossos espaços”, declarou.